sexta-feira, maio 17, 2019

É o faz de conta na educação.....

Mais uma das medidas estapafúrdias do governo do Costa....
A bandeira foi apeada e desmascarada pelo Tribunal de Contas!
“A orçamentação da medida para 2019 (ano escolar 2019/2020: toda a escolaridade obrigatória) também apresenta deficiências da mesma natureza das observadas em 2018, uma vez que foi inscrita no orçamento do IGeFE, I.P., a dotação de 47,3 milhões de euros para a aquisição de manuais escolares do 1.º e 2.º ciclos, mas sem contemplar os manuais do 3.º ciclo e do ensino secundário, contrariamente ao estabelecido na Lei do Orçamento do Estado para 2019 que prevê a aplicação da medida em toda a extensão da escolaridade obrigatória, i.e. até ao 12.º ano”.
A IGeFE estima que para executar esta medida são precisos 144,6 milhões de euros, com os 3.º ciclo e secundário a representar um gasto adicional de 108,5 milhões, de acordo com informação enviada pela inspeção ao Tribunal de Contas. A IGeFE admite que este número tem de ser afinado no início do ano letivo 2019/2020, nomeadamente, quando houver dados mais seguros sobre o número de alunos e admite que a despesa pode ser menor “se existirem mais alunos em cursos profissionais“, porque estes não têm manuais obrigatoriamente certificados para serem incluídos na medida.
Agora se percebe a razão de acabarem com os exames para os cursos profissionais.... os manuais escolares não existem, logo poupa-se no dito apoio!
Em prol do deficit hipoteca-se a vida das pessoas.
Os alunos nem sabem, nem sonham a rasteira desta medida....
A BEM DA NAÇÃO!


https://eco.sapo.pt/2019/05/17/manuais-escolares-vao-custar-o-triplo-do-orcamentado-para-2019-diz-tribunal-de-contas/