sábado, novembro 12, 2011

A razão pela qual o Ps segura a abstenção - parte I

Portugal vai trabalhar mais horas que os países de Leste, ou seja mais próximos da escravatura....
Se todos os sectores económicos do país adoptarem adoptarem mais duas horas e meia de actividade por semana, Portugal vai ser o segundo país da Europa com o horário mais prolongado.
A proposta de aumentar em meia hora o horário de trabalho diário ameaça tornar Portugal num dos países da Europa com horários reais mais prolongados.
Se todos os sectores económicos do país usufruírem do prolongamento sugerido pelo Governo – que poderá ser acumulado ao longo de vários dias ou semanas – isso pode traduzir-se num aumento da semana de trabalho de 39,1 horas, actualmente, para 41,6 horas.
Se este cenário se confirmar, Portugal deverá ultrapassar países como a Letónia, a Roménia ou a Eslovénia, conhecidos por terem das jornadas de trabalho mais longas na Europa.
Os cálculos do SOL partem das estatísticas de tempos de trabalho do Eurostat, referentes ao segundo trimestre deste ano.
Hoje em dia, segundo os dados compilados pelo organismos de estatística, Portugal já tem das jornadas mais longas da Europa, quase duas horas a mais do que a média europeia e mais três horas e meia do que os alemães.
LERAM BEM????
Mas qual produtividade????
Em Portugal para se ser empresário, decisor a TODOS OS NÍVEIS, basta ter a 4.ª classe e ....ter os amigos do capital, da política, da justiça e da polícia no lugar certo na hora certa....
Para se ser trabalhador é preciso ser licenciado, mestrado ou doutorado que mesmo assim não consegue emprego.....
Se Portugal já tem dos horários mais alargados na Europa, qual a vantagem em aumentá-los?
Para o presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), João Vieira Lopes, a medida beneficia sobretudo as empresas que usem trabalho em cadeia, mão-de-obra intensiva ou com muitas horas extraordinárias. «Com mais horas por trabalhador, é possível redimensionar estas empresas e aumentar a rentabilidade», explica.
Ou seja, não paga horas extraordinárias, nem emprega mais trabalhadores...PERCEBERAM????
Se uma empresa acumular as horas extra de vários trabalhadores e por várias semanas, pode, por exemplo, prescindir de recorrer a horas extraordinárias se tiver um acréscimo momentâneo de encomendas.
De resto, o Governo luso apresentou aos parceiros sociais um estudo a sustentar que o desempenho das empresas pode melhorar 4% com o prolongamento de horários.
Na reunião da semana passada, o ministro da Economia, Santos Pereira, realçou que o prolongamento de horários será uma «lufada de ar fresco para muitas empresas, que ficarão mais competitivas e poderão criar mais riqueza e postos de trabalho».
ATENTE-SE NA VIGARICE DO MINISTRO....
Recurso a mais horas de trabalho, mais escravidão significa aumentar a produção...
Então e o aumento da produção não leva a mais ganhos de capital???
Sem qualquer taxa ....uma verdadeira mina para o empresário...
O governante considera que a medida é «fundamental» para estimular a competitividade, dado o particular dado «contexto de emergência nacional» em que o país vive.
ALDRABÃO, MENTIROSO......
Contudo, o Governo e as entidades patronais são contestados pelos sindicatos. Questionado pelo SOL, o secretário-geral da CGTP, Carvalho da Silva, disse não compreender os cálculos do ministro da Economia sobre o aumento do desempenho das empresas. «O aumento de horários diminui a produtividade e não o contrário», defendeu o sindicalista, classificando o aumento das horas de trabalho como um «retrocesso civilizacional».
Neste ponto, o argumento da CGTP reside na clarificação do conceito de produtividade.
Vários países pouco produtivos – como Portugal ou Grécia – trabalham mais horas do que a média europeia.
Os alemães, por exemplo, trabalham menos horas, mas o país fornece produtos e serviços de alto valor acrescentado, como automóveis de ponta, mais caros, pelo que o ganho por cada trabalhador ou hora de trabalho – a produtividade – é necessariamente superior.
Artigo do «Sol».