Professores não penalizam erros!!!!
João (nome fictício) é um dos melhores alunos do 8º ano da sua escola, situada na Grande Lisboa.
Nos últimos anos, entrou sempre no quadro de honra(???).
Só que o aluno dá muitos erros de ortografia.......
"No último teste de História deu 15 erros de português.
A professora assinala os erros, mas não desconta nenhum valor. É sempre assim"(???), conta a mãe, sem saber o que fazer para resolver o problema.
Casos destes multiplicam-se nas escolas, porque a prática corrente é não penalizar os erros. Muitos entram nas universidades com notas altas e a dar erros em série.
"As transversalidades nunca dão em nada, porque somos todos responsáveis e ninguém é responsável", afirma Paulo Guinote, professor do 2º ciclo, acrescentando: "Só os professores com formação em letras tendem a penalizar erros. A maior parte não desconta nada."
Esta notícia é deveras preocupante a vários níveis...
Vamos analisar alguns, outros, muitos outros não há tempo nem pachorra para os apontar.....
Desde logo, como pode um professor de HISTÓRIA não descontar na cotação do teste, os erros ortográficos e...pior os de construção das frases??? Como entender o que o aluno escreveu????
A Língua Portuguesa é transversal...muito bem...e então????
Como pode um aluno ter uma avaliação positiva a uma qualquer disciplina se não sabe, não conhece, não domina, não utiliza com rigor a língua onde era suposto expressar-se, compreender, memorizar, utilizar conceitos, coordenar ideias, elaborar relações, consequências e outros procedimentos quer lógicos quer comportamentais???
Alguém, que minimamente domine o processo ensino-aprendizagem, pode imaginar tal situação???
NUNCA!!!
Só numa única situação se pode eventualmente, mesmo assim num patamar muito, mas mesmo muito ordinário, seria possível: num ensino em que a memorização (marranço) seja o objectivo único do que se pode chamar de «instrução» no conceito mais primário e inútil do «papaguear» o quer que seja...
Ser bom aluno e não dominar a Língua Portuguesa é no mínimo uma negação do próprio processo ensino-aprendizagem.....
Que se tenha mais apetência por uma área do conhecimento, compreende-se por razões que não importa aqui e agora desenvolver...é natural...
Não dominar a Língua Portuguesa, ainda por cima expressar-se com erros, não pode ser um auxiliar para uma aprendizagem plena....
Como resolver o problema???
Simples.
LEITURA, MUITA LEITURA de obras clássicas daquelas que nos ensinam a ler, escrever, compreender e estudar a vida e, no fundo a conhecer a LÍNGUA PORTUGUESA!!!
A par da leitura trabalhar a escrita, fundamental.......resumos, cartas, reclamações, elaborar um diário, por exemplo um «blog», participar no jornal da escola.....tanta e tanta forma de aperfeiçoar a escrita...APRENDE-SE!!!!
Por fim....uma observação...na escola do dito aluno há um «quadro de honrra»»!!!
Que lindo......bonito a valer....
Um «quadrinho» com paninhos de renda, feitos pelas meninas da formação feminina, umas flores de plástico trabalhadas nas aulas de louvores e, quiçá, um crucifixo doado pelas irmãs da «santa» caridadezinha......
Imagino o sentimento dos que vêm o seu nome naquele quadro dito de ...honra!!!
PAROLOS E BACOCOS os que inventaram tal quadro......
Um dia devem querer, por ventura, que nos locais de trabalho surjam os quadros ...de produtividade....a réplica perfeita do que é um quadro de honra....aplicada ao local de trabalho...
MISERABILISTA!!!!
Um país que se socorre desta «artimanha» para «promover», e o exemplo é eloquente, uns incompetentes, que não sabem pensar mas apenas e tão só aplicar «taylorismo» é um país de indigentes, de provincianos e de acéfalos....
Os ESCRAVOS... foram os que construíram as pirâmides do Egipto, e não os Faraós, sabias?????
Só que deles, os escravos, os nomes deles não reza a HISTÓRIA....pois é!!!!