A Associação de Professores de Matemática (APM) considerou que o exame nacional de 9.º ano, da disciplina, foi o "mais fácil" desde que a prova se realiza, sublinhando que algumas questões poderiam ser respondidas por alunos do 2º ciclo.
Também a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) criticou o reduzido grau de dificuldade do exame, sublinhando que "a nivelação por baixo" poderá ter custos futuros "muito graves".
"Na generalidade, a prova é mais acessível e mais fácil do que nos anos anteriores. Algumas questões poderiam ser resolvidas por alunos do 2º ciclo", defendeu Sónia Figueirinhas, vice-presidente da APM.
Perto de 100 mil alunos realizaram o exame nacional de Matemática, que se realiza desde 2005. O ano passado, 72,8 por cento dos estudantes tiveram nota negativa, quando em 2006 a percentagem de chumbos no teste situava-se nos 63 por cento.
À semelhança da APM, também a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) considerou que o exame nacional do 9.º ano da disciplina foi um dos mais fáceis.
"No seu conjunto, o nível desta prova é certamente dos mais elementares - se não o mais elementar - produzidos nos últimos anos nas provas nacionais de Matemática. Se é verdade que muitos alunos e alguns pais podem ficar satisfeitos com o facto, e se é verdade que seja positivo que os jovens vejam as questões matemáticas como alcançáveis, os custos futuros podem ser muito graves", defende a sociedade em comunicado.
Sublinhando que a prova não tem "erros científicos nem formulações duvidosas", a SPM critica, porém, que aos alunos do final do terceiro ciclo deveria "exigir-se" outro tipo de dificuldade, exemplificando com a questão 1, "que se resolve contando pelos dedos", a 3, que "pode ser facilmente resolvida por alunos do 1º ciclo", ou a 6, que "envolve percentagens tão simples que qualquer aluno do 2º ciclo deveria ser capaz de resolver".
Esta prova global de matemática do 9º ano têm um grau de dificuldade equivalente a um teste do 4º ano de matemática do Japão.
O que dirá a Sra. Ministra disto?
Nada.
Como diz a própria, a titular Ministra, não tem que comentar «opiniões».
Fontes credíveis?
Para a Sr.ª Ministra credível é o ME!!! Pois claro, quem houvera de ser???
O nível de complexida de uma prova tem técnicas(????) para ser avaliada, diz a putativa ministra!!!
Que técnicas?????
Técnicas Estatísticas!!!!!!!
É a Estatística pura e crua, pois então!!!
Para as «técnicas» se duas pessoas forem almoçar e só uma comer um frango, «estatisticamente» as duas comeram meio frango cada!!!
Grande galinheiro vai para os lados do ME!!!