quarta-feira, março 16, 2022

A América II

Fumo marijuana sempre que posso. 
Fico em casa dias a fio a olhar para as rosas no armário. 
Quando vou a Chinatown embebedo-me e nunca vou para a cama com ninguém. 
Já meti na cabeça que vai haver chatice. 
Devias ter-me visto a ler Marx. 
O meu psicanalista acha que tenho toda a razão. 
Recuso-me a dizer o Pai Nosso. 
Tenho visões místicas e vibrações cósmicas. 
América ainda não te disse o que fizeste ao Tio Max quando ele chegou da Rússia. 
É contigo que estou a falar. 
Vais deixar que a Time Magazine controle a tua vida emocional?
Ando obcecado com a Time Magazine. 
Leio-a todas as semanas. 
A capa fixa-me de cada vez que passo sorrateiro pela confeitaria da esquina. 
Leio-a na cave da Biblioteca Pública de Berkeley.
Está sempre a falar-me de responsabilidade. 
Os homens de negócios são sérios. Os produtores de cinema são sérios. Toda a gente é séria menos eu. 
Ocorre-me que eu sou a América. 
Estou outra vez a falar sozinho. 

Allen Ginsberg - Berkeley, 17 de Janeiro de 1956