sexta-feira, dezembro 12, 2008

O ideólogo


Por um mero acaso, só mesmo por mero acaso, fiquei a saber quem é o ideólogo da «coisa» da educação do Ps.
Lurdinhas tem uma fonte inspiradora. O ideólogo é, nem mais nem menos, um distinto e elevado douto que dá pelo nome de José Bravo Nico.
A sua página pessoal é aqui.
Os portugueses têm de conhecer esta figura, aquele que em Portugal deve ser o mais forte pilar e o procurador mais eloquente da «igreja», dos seus interesses e do seu reino...
Todos os homens providenciais – Napoleão I, o Papa Pio IX, o grande estadista Fonseca Magalhães, nasceram – como diz o Nico com chiste – «com uma perna às costas!»
A fortuna começa-lhes no ventre maternal: a porta da vida abre-se-lhes a dois batentes, mostrando-lhes uma sequência de épocas gloriosas, como salões festivos. Outros têm de arrombar com dor essa mesma porta, saindo para um destino escuro como uma estrada de Inverno. Providenciais antíteses da Sorte!
Foi sempre motivo de assombro que durante a sua infância, Bravo Nico não tivesse – como Napoleão, Chateaubriand ou Lord Byron – revelado a sua futura elevação de espírito e de carácter por alguma dessas estranhas precocidades que são como as faíscas inesperadas que saem de um fogo ainda incubado. Os seus primeiros anos são sem relevo e inteiramente incaracterísticos. Ele mesmo o reconhece com modéstia, quando diz, sorrindo: «–Como toda a gente, apanhei ninhos e fiz papagaios de papel... »
Assim é o Nico.
Que um dia destes já ninguém se lembra do Nico, mas ele terá o seu caldinho como todos os que bajulam os poderosos!!!