quarta-feira, setembro 18, 2024

Lembrar o maior Jimi Hendrix.

Considerado o maior guitarrista da história do rock, Jimi Hendrix morria em 1970, aos 27 anos.
A sua ligação à avó materna, que possuía sangue cherokee, e que incutiu no jovem Jimi um forte sentido de orgulho dos seus ancestrais nativos norte-americanos, formando o seu saber ser, estar e fazer.
Conta-se que um dia Jimi Hendrix limpava, com o seu pai, um armazém, e teria encontrado um ukulele (instrumento de 4 cordas, introduzido no Havai pelos portugueses no século XVII) que tinha apenas uma corda, mas que mesmo assim o encantou.
Daí em diante e com a compra, com muita dificuldade, de uma guitarra de 5 dólares, Jimi Hendrix deixou-nos um legado musical único.
Ficou célebre a interpretação de Jimi Hendrix do hino americano.
The Star-Spangled Banner, distorcida e quase irreconhecível e acompanhada de sons de guerra, como metralhadoras e bombas, produzidos por Jimi Hendrix com a sua guitarra (a criação desses efeitos foi inovadora, expandindo para além das técnicas tradicionais das guitarras elétricas). Essa execução foi descrita por muitos como a declaração da inquietude de uma geração da sociedade americana e de todos os que lutavam contra o poder senhorial americano. Foi uma execução inesquecível relembrada por gerações.
"Foste mágico" nessa interpretação Jimi e agitaste consciências para uma realidade que muitos queriam esconder.
Obrigado Jimi Hendrix!