O presidente da Câmara de Pinhel, que iniciou funções em 2013, está acusado de crimes que dizem respeito ao período entre 2017 e 2021 e têm a ver com o uso de uma viatura do Município de Pinhel para deslocações particulares e o uso do cartão de crédito autárquico para alojamento e assinatura da Netflix.
Rui Ventura estava acusado de 32 crimes de peculato, sendo que na fase de instrução “a maioria ficou arquivada, ficando apenas cinco de peculato de uso e três de peculato”.Um dos crimes que Ventura é acusado prende-se com o facto de utilizar viatura da câmara para uso próprio, nomeadamente para ver jogos do Benfica.
Ventura refutou dizendo que foi assistir a jogos do Benfica em situações em que se encontrava na localidade, em serviço autárquico, onde tais jogos decorriam “mas o veículo nunca foi para os estádios”.
No que diz respeito à utilização do cartão de crédito, Rui Ventura esclareceu que “a compra de equipamento tecnológico foi na altura da pandemia de covid-19, para comprar computadores e web câmaras para os funcionários trabalharem a partir de casa” e algumas dormidas em hotel, em Lisboa.
O julgamento vai a acontecer...
Gostei particularmente de: “mas o veículo nunca foi para os estádios”.