Mais um estudo científico internacional que coloca Portugal a um nível péssimo no índice de desenvolvimento humano e social.
As crianças e adolescentes sofrem com a degradação do meio social, urbanístico e familiar.
A corja não sabe, nem quer saber, que todo o meio envolvente determina o sucesso nas aprendizagens.
Basta estudarem um pouco e analisarem o modelo ecológico de Bronfenbrenner.
A corja não sabe, nem quer saber, que todo o meio envolvente determina o sucesso nas aprendizagens.
Basta estudarem um pouco e analisarem o modelo ecológico de Bronfenbrenner.
Para tentarem esconder a realidade portuguesa, curiosamente ou talvez não, é lançado, no mesmo dia, um suposto estudo com o patrocínio de um Costa, este elevado à categoria de ministro da educação, sobre Saúde Psicológica e Bem-estar dos alunos portugueses.
Para não me alongar muito na análise do dito estudo dizer só que foram(???) inquiridas 8 067 crianças e adolescentes que frequentam escolas portuguesas, desde o pré-escolar até ao 12.º ano. Ora o universo da população escolar, segundo dados oficiais, era em 2020 no ensino público e privado desde o pré-escolar até ao 12.º ano, de 1.595.312 alunos.
O que representa 8 067 alunos no universo de todos os alunos?
Apenas e tão só 0,51%. Uma amostra reduzida e nada significativa. Só areia para os olhos dos portugueses.
Vão estudar e fazer estudos com rigor científico.