sábado, abril 26, 2014

Os galhos são poucos para tantos pardalões

O folhetim da nomeação dos secretários da CIM (Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela) continua a mostrar o lado mais escabroso e oportunista desta canalha do arco do poder.
Decididamente não se entendem PS, PSD e CDS!!!
Os mesmos de sempre!!!
Eles fazem reuniões preparatórias para «acertarem» tudo, para indigitar os nomeados e .... quando chega a hora de votar, a confusão é geral.
Quem tinha sido acertado e combinado para os galhos, são preteridos e não conseguem ter os votos necessários para serem eleitos. Nova reunião, mais combinações e..... tudo de tanga!!!
Não há votações, não há consensos com ou sem galos, galinhas e outras aves de capoeira, que sendo aves, não voam.
A confusão é total.....
É que os passarões são tantos que os galhos são poucos!!
Toda esta cena hilariante de apoiantes de agora, a passarem-se para não apoiantes de amanhã, faz-me lembrar um habitante da aldeia da minha avó que, numa reunião realizada na associação da terra e, depois de muita discussão sobre o futuro da agremiação e, percebendo da inutilidade de tanta reunião, pediu a palavra e disse na sua inocência de aldeão sabedor e atento do que se passava e, principalmente, do que não se passava:   
«Os sócios que não são sócios, estão sentados. E, os sócios que são sócios estão de pé!!».
O serrano, como dizia o mestre Aquilino Ribeiro, é confinado nas suas barrocas e corujeiras (...) entregue aos individualismos que derivam inevitavelmente da sua inexpansão, é mais bárbaro, bronco e indócil do que o irmão da planície” (Arcas Encoiradas, p. 115).
Depois de todo o imbróglio da nomeação dos secretários e, para que todos os pardalões tenham um lugar ao sol, vai de nomearem não dois mas três secretários....é que assim já entram os pintos, que quando arranjam crista logo querem mandar!!!
Ou seja, nas palavras de um Vítor Pereira, que não o treinador de futebol, seria encontrada uma solução produtiva e... consensual!!!
O que é isso de produtiva numa CIM???
Assinar papeis e ser o 3.º secretário??
Entendido.
Pois é, as soluções não são pretas nem brancas.
Às vezes bem rosas ou antes laranjas??
O tempo o dirá, mas apressem-se pois os fundos (das calças) estão já a chegar.....no SUD EXPRESS ou de avião, no aeroporto da Covilhã, ainda não se sabe, só o Maduro, que é Poiares, o pode dizer!!!