domingo, outubro 20, 2013

Outro FdP


Quando fui estudar para a Universidade do Porto, Faculdade de Economia, habituei-me a frequentar dos mais genuínos e enriquecedores locais da cidade.
Num tempo em que cultura era sinónimo de nacionalismo populista, encontrei no grupo de teatro do Seiva Trupe um espaço de conhecimento e de aprendizagem.
Ainda por cima com a «oficina» no Campo Alegre, bem junto à praça dos leões, ao «piolho» e à universidade.
Hoje, ficou-se a saber que um FdP, dos muitos que por aí pululam, no meio do estrume, decidiu, sabe-se lá por que razão, desocupar a companhia de teatro Seiva Trupe, que ocupa as instalações do Teatro do Campo Alegre, no Porto há cerca de 15 anos.
Isso mesmo!!!
Sem apelo nem agravo.
O grupo de teatro foi alvo de uma acção de despejo por parte da Câmara Municipal do Porto, durante a madrugada(??) de quinta-feira. 
A ordem de despejo foi assinada pelo próprio Rui Rio, presidente da autarquia até à próxima terça-feira, baseia-se "na falta do pagamento das prestações devidas, no âmbito do contrato de cedência das instalações do Teatro Campo Alegre".
O despacho acentua que, "nos termos contratuais, a falta de pagamento de uma prestação implicava o vencimento de todas as prestações vencidas e a imediata resolução do contrato", ao mesmo tempo que refere que a direcção da Seiva Trupe "foi regularmente notificada da resolução do contrato e da obrigação de desocupação e entrega de todos os espaços cedidos até 15 de Outubro".
Nesse sentido, acrescenta-se que o contrato "se encontra definitivamente incumprido e resolvido", o que levou a determinar-se "a desocupação coerciva das instalações do referido teatro, que é propriedade do Município do Porto".
A Seiva Trupe é uma Companhia de Teatro Portuguesa com mais de 40 anos de intervenção artística e cultural na região. O seu papel foi inúmeras vezes reconhecido pelo público, pela crítica e por entidades diversas, sendo Entidade de Utilidade Pública há 20 anos e tendo recebido em 2010 pelo Presidente da República o Grau de Membro Honorário da Ordem de Mérito."
Mesmo antes de se ir embora tinha de vomitar, mais uma vez, o seu ódio pela cultura independente e por todos os que tentam fazer algo que não seja controlado pelo sistema. Rui Rio.
O «tal» que muitos consideram como a grande reserva moral do PSD!!!
RESERVA??? E MORAL???
Pois, entendido.....
O tal «reserva» tinha de acabar o seu mandato como começou a ser um grande FdP.
Mas, pela simples razão que não estou para sustentar parasitas, de forma clara, digamos que FdP é...o que quiserem que seja!!!
Por mim ....e tal como o outro....um Filho do Porto!!!
Para já.....depois se verá!!!
Depois da reserva moral...claro.