terça-feira, novembro 05, 2024

Guarda Florida!

A Câmara Municipal da Guarda vai lançar o concurso Guarda Florida!
Isso mesmo!
Em pleno outono, com chuva, frio e nevoeiro, a câmara da Guarda quer incentivar os cidadãos a embelezar os espaços exteriores tornando a cidade e o concelho mais bonitos.
Ou seja, aquilo que o executivo não faz nem no Parque Urbano do Rio Diz, nem na cidade, sempre em obras, quer que sejam os cidadãos a fazê-lo. Isto chama-se desresponsabilização das atribuições do executivo.
Sérgio Costa, presidente, acha que a ideia é provocar os cidadãos a aderir a esta iniciativa que pretende promover fomentar o cuidado dos espaços como canteiros, varandas, jardins e hortas.
E, por que não o replica no Parque Urbano do Rio Diz da sua responsabilidade?
Diz ainda que é intenção da câmara promover fomentar o cuidado dos espaços. Claro e o exemplo dado pela câmara é mesmo para seguir, não haja qualquer dúvida.
E para que os cidadãos possam dar largas à sua imaginação foi atribuída à iniciativa uma verba de 5 000 euros.
Mãos à obra! Desde flores e plantas como a gerbera, lagerstroémia, filicínia e as camélias, tão do gosto do ditador Salazar, aos produtos hortícolas. O célebre regresso à ruralidade tão do gosto do ditador e agora replicado. Só faltam mesmo as capoeiras com galinhas e galos e os famosos ovos. Mas raposas não faltam!
Estou curioso para ver o júri a andar por ruas, ruelas e becos da cidade e quiçá do concelho à procura do vencedor de tal comédia.
Quando as ideias escasseiam, qualquer ridicularia encanta papalvos.
"Numa casa portuguesa fica bem. Pão e vinho sobre a mesa." E agora flores à janela e peixes da horta.