terça-feira, setembro 17, 2024

Nojo

E espanto dos espantos o burlesco acontece.
Na página do Agrupamento de escolas Afonso de Albuquerque surge esta foto com um título, no mínimo, ridículo e revelador da falta de conhecimento que vai por aquele dito estabelecimento.
Saberão os autores da frase que a designação de "Liceu" terminou em 1975, na sequência do Decreto-Lei n.º 260-B/75 de 26 de maio?
Os liceus e as escolas técnicas começaram a ser transformados em escolas secundárias que deveriam ministrar tanto o ensino liceal como o técnico. Em junho de 1975, inicia-se a extinção do ensino técnico e a sua incorporação no ensino liceal que passa a ser conhecido como "ensino secundário unificado". O processo de extinção dos liceus fica concluído em 1978, altura em que todos os liceus ainda remanescentes com esta designação passaram obrigatoriamente a ter a designação de "escola secundária".
O elitismo continua a imperar em certas mentes! Aliás, nada a estranhar, pois ainda hoje aparece a designação de "Liceu" nos transportes públicos que servem (??) os cidadãos.
A diferenciação entre ensino liceal e ensino técnico, vulgo escolas comerciais e industriais, do tempo das ditaduras salazarista e marcelista era, e parece ser ainda, a elevação cretina de um estracto social sobre o restante.
Cristalizaram no tempo e aproveitando o flanco aí está a assunção da imbecilidade! Um dia destes vamos voltar a ter a escola industrial e comercial em vez da escola da Sé?
O executivo camarário se para tal tiver coragem que obrigue a retirar dos autocarros a designação de "Liceu"!
Já nem vou falar do nome do agrupamento! Referência a um assassino que se distinguiu em terras da Índia pela sua ferocidade contra os naturais e pelos imensos saques perpetrados contra os povos originários. Os seus "feitos assassinos" iniciaram-se em África onde esteve dez anos!
O nome do assassino há muito que devia ter sido retirado de um estabelecimento que se diz de educação!
Liceu???