quinta-feira, janeiro 28, 2021

Mas que segurança?

Por mais que evidente, a cibersegurança é uma treta. Uma forma das empresas facturarem somas astronómicas na segurança dos dados.
Esqueçam os produtos que vos querem impingir de segurança dos vossos sistemas. São castelos de areia que à menor onda desfazem-se.
Há uns anos, aquando da praga dos vírus informáticos sabia-se que havia empresas que para venderem os anti vírus fabricavam elas próprias os vírus. Hoje, a uma escala bem mais perigosa, não há muros anti ataques ou castelos.
Os nossos dados estão a circular, sem a nossa autorização, pela China, Rússia, EUA ou numa qualquer ilha do Pacífico.
Esqueçam a segurança.
É necessário investir na literacia informática.
Um povo informado é o melhor muro para combater a pirataria. Mas tanto vos falo dos computadores como a nível de telemóveis ou outro qualquer meio de comunicar.
Lembro-me que na terra da minha avó havia uma taberna que tinha aquilo que se chamava o posto público. Quem quisesse fazer um telefonema teria que se deslocar ao dito posto. Telefones privados só o da minha avó. Por isso pagava, a bem pagar, as contas telefónicas dos que o utilizavam. O dono da taberna ouvia toda a conversa e passados uns minutos a aldeia inteira sabia as novidades.
Hoje é o mesmo, Com taberneiros à escuta e informadores a passarem a informação.
Cuidem-se.