Na altura, estranhou-se que os estudos tivessem «parado» em Celorico da Beira.
Teria sido pela «vida nocturna» que caracteriza aquela vila, o que teria levado os autores do estudo a «perderem-se» na boémia?
Teria sido por falta de verbas?
Várias conjecturas se levantaram de imediato, sem que nada nem ninguém tivesse esclarecido a situação.
Mas, a verdade absoluta sobre os estudos já era conhecida das nossas fontes.
Afinal, o estudo de que se falava, existia, pelos vistos, mas pasme-se, entre Vilar Formoso e Celorico da Beira.
Será o mesmo que anunciar a estrada verde entre a Guarda e Videmonte e, afirmar-se que até já existe um estudo até à Barragem do Caldeirão.
Agora, vem na comunicação social que foi «aberto» um concurso, ao qual foram opositores onze consórcios que apresentaram propostas para a realização dos estudos prévio e de impacto ambiental do troço Aveiro-Celorico da Beira, da linha de alta velocidade ferroviária Aveiro-Salamanca, anunciou a RAVE (Rede Ferroviária de Alta Velocidade).
A empresa responsável pelo projecto adiantou que o concurso público compreende também a realização dos trabalhos de geologia e geotecnia no troço Aveiro-Celorico da Beira. Os valores das propostas, entregues, oscilam entre os 1,3 e os 1,6 milhões de euros.
Agora, está tudo explicado.
Francisco Assis só não disse que o estudo, a existir, era entre Vilar Formoso e a Guarda.
Quanto ao resto, era tudo TANGAS!!
Quanto ao TGV isso é outro assunto.
Daqui por quatro anos falamos.
Até lá ......estuda-se!!!!