terça-feira, novembro 27, 2012

Já nem para os passes escolares....

Alunos andam uma hora a pé para a escola por atrasos no pagamento dos passes!!!
Há três meses que não são pagos o subsídio de transportes a quem está nos cursos técnico-profissionais.
Duas escolas do Norte parecem não se preocupar muito.
Pelo menos na Escola Secundária de Rio Tinto e na Escola Secundária de Gondomar o PROBLEMA EXISTE!!!
Na Escola Secundária de Rio Tinto quando questionados sobre o “problema” dos passes respondem que “Não temos autorização, a culpa não é da escola”.
Já na Escola Secundária de Gondomar a resposta chega um pouco mais extrema onde na secretaria afirmam que “Nós já fizemos os pagamentos a semana passada aos nossos alunos não temos culpa se não receberam”.
Apenas um dos três alunos, segundo seapurou, tem o dinheiro na conta, e um dos alunos que não tem dinheiro para comprar o passe insistiu com a escola e recebeu ainda a resposta de que “tem que fazer um esforço”.
Uma das alunas confirmou também à mesma fonte que não tinha dinheiro para comprar o passe e que tinha que ir uma hora a pé todos os dias para a escola. Já acumula algumas faltas e atrasos nas primeiras horas da manhã.
Embora seja factualmente estranho pedir esforços em nome de uma crise a pessoas que ainda não podem ou “sabem” votar, torna-se claro que a culpa é de todos menos dos estudantes.
As duas escolas visadas na semana passada e, que ainda a muito custo foram dando respostas evasivas AGORA remeteram-se ao silêncio.
Os cursos afectados são, entre outros, Técnico de Comércio, Técnico de Turismo, Técnico de Artes Gráficas, Técnico de Gestão do Ambiente e Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos e Técnico de Secretariado.
Os meses em falta são Setembro, Outubro e Novembro.
Cada passe pode custar em média mais de 30EUR.
OUVISTE CAVACO????
Não se julgue que o caso é só pelo Norte do país....NADA DISSO!!!
Já o aqui dissemos há um centro escolar, na Guarda, cujo prato mais fornecido na cantina é ....ARROZ COM OVOS MEXIDOS!!!
Há uma residência de estudantes onde FORAM CORTADAS TODAS AS COMUNICAÇÕES, TELEFONE, FAX e INTERNET.
Se os funcionários tiverem que efetuar algum cotato com o exterior, para encomendarem artigos ou, outra necessidade qualquer TÊM DE UTILIZAR OS PRÓPRIOS TELEMÓVEIS....
A Internet que funcionava para apoio aos estudantes FOI DESLIGADA.....
E, OS ALUNOS PAGAM!!!!!
PAGAM E NÃO É POUCO AS MENSALIDADES, SENDO OBRIGADOS A PAGAR ATÉ O PERÍODO DE FÉRIAS!!!! 
A RESIDÊNCIA É DA RESPONSABILIDADE DA Direcção Regional de Educação do Centro....
TUDO DITO!!!!!