terça-feira, novembro 20, 2007

"Interesse público"


Todos sabemos que algo vai mal no jornalismo.
O direito a informar e a ser informado é, desde algum tempo a esta parte, uma missão difícil.
A «máquina» está devidamente «preparada» para, de uma forma abusiva e ditatorial, limitar, coagir, quem ouse investigar, esclarecer qualquer «assunto» mais perigoso.
Veja-se o exemplo recente, dos dirigentes e árbitros «apanhados» na rede.
Este fim-de-semana os jornalistas correram para a porta de um tribunal onde eram interrogados uns árbitros e uns dirigentes do futebol regional, suspeitos da «troca» de 500 euros pelo resultado de um jogo.
As notícias dos jornais e tv são preenchidas com assaltos, roubos. O último até se tratou de um roubo que não foi consumado, mas lá estavam os reféns, enclausurados, fechados na agência bancária à espera do assaltante.
Interesse público, claro está!!!
Depois, bem depois os portugueses são «informados» do nome, idade, estado, profissão e morada de cada um deles, assaltantes ou pseudo assaltantes.
Interesse público!!!
Estranho, muito estranho, é que ninguém se tenha interessado minimamente por saber quais são as "grandes empresas" que o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais acusou de estarem envolvidas em crimes de fraude fiscal, provavelmente de valor superior e muito superior aos tais 500 euros.
Mas nada!!!
Só o presidente da CIP que, de uma forma envergonhada, titubeante, com ar de rameira virgem, foi dizendo que sim, mas que talvez.........
Serão assim tantas as empresas, as grandes empresas, claro está, envolvidas nos crimes de fraude fiscal.
Com o novo código penal, acordo PS(Partido de Sócrates) e PSD, quem ousará investigar?
Interesse público ou será antes PIN(Projecto de Interesse Nacional)?
Já agora o resultado do «jogo» foi 2-2.
Para que conste.
Importante?