quinta-feira, setembro 14, 2006

O Estado da Nação

Continuam os protestos dos encarregados de educação dos alunos do Ensino Básico de Casal da Renda, na freguesia de Paraíso, em Castelo de Paiva.
Criticam a falta de condições do edifício, para manter em funcionamento "uma escola a tempo inteiro", mas protestaram, sobretudo, contra a falta de transporte uma carrinha de apenas nove lugares é o transporte escolar destinado a 31 crianças.
O transporte de crianças está assegurado por uma carrinha "Hiace" de nove lugares, propriedade da Junta de Freguesia do Paraíso, que só pode transportar seis alunos de cada vez.
O caso bizarro acontece numa zona flagelada pela tragédia primeiro foi o encerramento das minas do Pejão e, mais recentemente, o colapso da ponte Hintze Ribeiro, que pôs a nu os dramas da interioridade.
O vereador da Educação da autarquia paivense, Manuel Rocha, Laura Martins, do Centro Social do Couto Mineiro, e o presidente da Junta de Freguesia do Paraíso, Carlos Teixeira, garantem que o transporte escolar das crianças está assegurado.
Só que todos falam no mesmo e único meio de transporte uma carrinha usada de nove lugares, propriedade da junta, fará, pelo menos, 215 quilómetros por dia para transportar grupos de seis alunos de casa para a escola, e vice-versa.
Na hora do almoço, as refeições serão servidas numa sala da Junta de Freguesia, e a mesma viatura transporta os alunos.
Além disso, a escola de Casal da Renda não tem uma tarefeira destacada, nem professores de apoio para leccionarem Inglês, Música e outras disciplinas extracurriculares de acordo com o projecto "escola a tempo inteiro".

Que as escolas fechem por "morte natural" ninguém discute.
Que as escolas com menos de 5 alunos devem fechar por razões de natureza pedagógica, ninguém contesta.
Mas, senhoras e senhores da propaganda governamental o mínimo que se exige é dignidade e respeito por todos.
Encerrar escolas por razões meramente economicistas sem criar as condições mínimas de segurança e pedagógicas é digno de um governo cego e acéfalo.
Quantos casos como este haverá no País?
Haja vergonha e bom senso.
"É preciso que todas as crianças tenham igualdade de circunstâncias didácticas", referiu a ministra!!!!
Que circunstâncias sra. ministra?
"O que temos de fazer é dar às famílias confiança de que as condições de transporte e alimentação estão garantidas" - diz a senhora ministra.
Ve-se ou não se vê? Que estão mesmo criadas as condições.............
Ou será que para a senhora, as condições referidas e, outras similares que existem por este País fora, são de confiança?
Oh! Senhora tome xanax......e trate-se!!!!!

Sem comentários: