terça-feira, maio 15, 2012

O fim do regabofe

A vida airada de um dos artifícios mais engenhosos para enganar as contas públicas, chegou ao fim. A fórmula «mágica» «descoberta» pelo Teixeira «dos Santos» terminou.
Ou seja, o Estado já não vai continuar a usar o expediente da vende imóveis públicos a empresas públicas.
O «esquema» era simples e «cobria», encapotadamente, as derrapagens, desvios e outras que tais....
Por um lado entrava receita nos cofres públicos, por outro, e como as transacções eram feitas através de empresas do grupo Parpública, a despesa não contava para o Orçamento do Estado e, logo, contabilisticamente falando, o défice reportado a Bruxelas baixava.
Só em 2009 e 2010, o Estado conseguiu encaixar mais de 600 milhões de euros a vender imóveis a si próprio – baixando desta forma o défice.
FÁCIL, CÓMODO MAS.......UM DIA A CASA VINHA ABAIXO!!!
O endividamento exigido à empresa imobiliária pública, a Sagestamo, para concretizar estas compras ao Estado trouxe consigo uma factura crescente de juros, fruto de uma dívida que saltou 40% desde 2009, e está agora em 1,22 mil milhões de euros.
BRAVO....EXCELENTE!!!!
E, ESTA QUEM INVESTIGA????
Mas, a juntar a toda esta dívida existe um ENORME leque de imóveis que não encontra vazão no mercado.
Claro, é óbvio.....o mercado (o ditoso e sempre amado MERCADO, às vezes tem destas coisas...há dias...anos e séculos...ciclos que lhe dá uma de bolha e vai de parar!!!!)
Assim é no «mercado» imobiliário!!!!
Conclusão, triste mas anunciada, como a égua do marquês, a Sagestamo registou prejuízos de 65,5 milhões de euros em 2011, contra os 8,05 milhões de perdas registadas no ano anterior.
Às perdas fruto da desvalorização dos imóveis detidos juntou-se ainda a factura de 73 milhões de euros em juros – quase nove vezes mais que em 2007, quando gastava 8,5 milhões de euros em juros –, culpa da dívida que o grupo imobiliário público foi acumulando para financiar a compra de imóveis públicos, e que ascendia a 1,23 mil milhões de euros no final de 2011, valor que no final de 2009 rondava os 770 milhões de euros, um salto de 37% em dois anos.
Já em comparação com 2007 o salto foi de 80%, já que no final desse ano a dívida deste grupo rondava os 379 milhões de euros – também em 2007 a Sagestamo investiu 131,2 milhões de euros em imóveis do Estado.
Agora, diz a Parpública, e para 2012, o grupo deverá reforçar a aposta no arrendamento(???) para obter alguma liquidez dos imóveis.