quinta-feira, outubro 06, 2022

Assembleia Municipal da Guarda VIII.

A bancada do «Pela Guarda», que apoia o executivo camarário, trouxe uma recomendação sobre o Hotel Turismo. 
Mais uma vez o tema do Hotel Turismo a ser chamado à coação.
Na Assembleia Municipal da Guarda de Abril de 2022 foi aprovada, por larga maioria, uma moção apresentada pela bancada do «Pela Guarda» que estabelecia prazos e medidas concretas para a sua reabilitação por agentes económicos ou a sua devolução à câmara municipal da Guarda para que esta encontrasse uma solução mais eficaz e adequada. Nas últimas eleições legislativas uma candidata, a actual ministra do Trabalho e Solidariedade Social, disse que o executivo camarário, estaria a realizar um bom trabalho e que muito em breve o governo iria honrar os seus compromissos. 
Só promessas! 
E a resposta à Moção aprovada em Abril não houve. 
Já a secretária de estado do Turismo em declarações recentes afirmou que o edifício nunca seria devolvido à Câmara Municipal da Guarda. Mas como uma secretária ou secretário são criados de ministros nem vale a pena comentar, nem levar a sério. 
Como não houve resposta à Moção solicitou-se à Mesa da Assembleia esclarecimentos sobre o envio da dita Moção e que «se insista junto do governo se teve conhecimento da moção e que a mesma deve merecer do poder central uma resposta formal, institucional que uma Assembleia Municipal merece como representante dos cidadãos do concelho da Guarda». 
Só tretas! 
Agarrem-me se não bato-lhe!
A resposta veio da bancada do PS como era de prever.
Quis o líder parlamentar do PS saber se a moção teria sido enviada a quem de direito. 
Pois ele próprio como líder parlamentar do PS e pertencendo ao partido do governo está incomodado pela não resposta à moção. Mas agora já não falou do entendimento que devia haver com os dois deputados do PS na AR sobre a questão do Hotel Turismo e da Moção? 
Estranha-se senhor deputado. Realize todos os ministérios de influências que deve ter, para fazer chegar a moção aos deputados da Guarda. Ou agora já não lhe interessa falar em deputados pelo círculo da Guarda eleitos em listas do PS? Dar as mãos para quê senhor deputado? Falaram das últimas eleições legislativas e das promessas feitas e nunca cumpridas. Mas esqueceram-se(????) que nas últimas eleições autárquicas alguns partidos anunciaram que havia compradores para o imóvel, chegando mesmo um partido a anunciar que já estaria em negociações adiantadas com um empresário. E aqui chegados, TODOS se calam. As trapalhadas da venda do Hotel Turismo foram e serão de tal ordem que dificilmente se encontrará uma saída com dignidade do caso. Só as finanças da câmara ganharam com o negócio, para se evitar a bancarrota. Que viria a acontecer logo a seguir mas a nível nacional graças a um Sócrates, do partido Socialista. O recurso à colagem do trabalho realizado e a realizar pelo actual presidente da câmara na matéria do Hotel Turismo, por parte da bancada do PS, prova a incapacidade dos políticos locais em resolverem este como outros imbróglios do tempo da dupla Valente/Sócrates isto se não quisermos ir ainda mais atrás. A tal vocação que a câmara não tinha para gerir o Hotel Turismo. Não é verdade senhor deputado. Temos memória, não se esqueça.
Assinale-se que a mesa foi interrogada sobre o destino da moção aprovada em Abril. Mas ficou muda e queda. E nenhuma senhora ou senhor deputado se lembrou de questionar a Mesa sobre tal falta.
Elucidativo.