Várias vezes interrompido por vaias e palavras de ordem de contestação, o ministro da Presidência(??) afirmou, no Congresso Nacional das Freguesias, que a reforma proposta pelo Governo no Documento Verde "será feita com os autarcas e não contra os autarcas" e que a redução de freguesias não significará o fim da tradição municipalista.
Duas observações!!!
A primeira desde logo pelo facto de uma mente «brilhante» acima de todas as espertezas...querer fazer algo a favor de alguém que ele próprio, o «inteligente», querer acabar!!!
Como é possível??? Se acabam os autarcas como se pode fazer algo a favor do que já não existe???
A lei Relvas:«fazer para o Além»!!!
Depois, chamar ao documento de «verde» é algo de asinino...verde de quê??? não maduro??? «verde» de relva??? «verde» de...ambiente???
Não será cinzento??? Problema de daltonismo??? Grave!!!
"Vamos ser claros. Esta reforma da Administração Local é uma exigência geracional e o Governo está determinado na sua concretização", disse o Relvas!!!
Uma exigência quê???? Geracional????
O Relvas anda confuso ...ou deve muito pouco à santa e bendita inteligência!!!!
A «reforma» é isso sim intergeracional...uma geração de gatunos, ladrões, usurpadores contra uma geração que quer JUSTIÇA!!!!
Veja se percebe!!!
Enfatizou que a reforma "também decorre do memorando de entendimento assinado pelo anterior Governo, num momento particularmente difícil, provocado pelo fato de não termos sido capazes de mudar no momento certo".
Mas, será que o memorando, dito de entendimento do Ps, PSD e CDS com a troika, só falava das freguesias????
Pois é!!!
E o entendimento ficará para quando...memorando futuro???
Por estas e outras que o início do discurso de Miguel Relvas ficou assinalado pelo abandono da sala do Pavilhão Arena por parte de cerca de metade dos delegados e observadores ao Congresso, como sinal de protesto contra a reforma da Administração Local, que mereceu forte contestação por parte do Congresso, que decorreu sexta-feira e hoje.
Apesar da contestação da maioria dos que ficaram na sala, o ministro revelou que o Governo está inflexível no compromisso de reduzir as 4.259 freguesias portuguesas, "para dar escala e valor adicional às novas entidades que resultarão do processo de aglomeração", sustentando que elas verão reforçadas a sua atuação e competência.
Que «fórmulas» de actuação e competência o Relvas fala???
Um «monopartidarismo» a governar tudo!!! A ser o decisor único de TUDO sem dar «cavaco» a ninguém????
Onde e para quem fica a competência de fiscalizar???? Os direitos da oposição onde ficam????
Já se percebeu «o quero, posso e mando» da lei do relvado!!!
Que «fórmulas» de actuação e competência o Relvas fala???
Um «monopartidarismo» a governar tudo!!! A ser o decisor único de TUDO sem dar «cavaco» a ninguém????
Onde e para quem fica a competência de fiscalizar???? Os direitos da oposição onde ficam????
Já se percebeu «o quero, posso e mando» da lei do relvado!!!
"Que fique bem claro. O Governo não está a acabar com as freguesias. Pelo contrário, o Governo conta com as freguesias e conta com todos os presidentes de junta de freguesia", disse o chefe dos negócios no Brasil e outras «malfeitorias» vem com o discurso da pia!!!
Qual a razão pela qual o governo, em vez de começar a «dita» reforma administrativa, pelo encerramento das freguesias, o elo mais fraco do poder local, não começou pela regionalização??? Não começou por definir competências a nível do poder central, definir competências ao nível das super estruturas das «Comichões» de Coordenação, e ao nível dos concelhos e por fim às freguesias??
Não o fez, não o fará pela simples razão que as tais «Comichões» são um antro de parasitas que se governam de pança para o ar, sem nada fazerem, poiso dos partidários de carreira e outros eunucos...
Quanto aos municípios ...qual o partido com maior número de câmaras municipais a nível do país??? Qual a razão pela qual as câmaras vão continuar, à margem das leis «deles» a contrarem os «boys & girls»?? Quem vai continuar a endividar-se independentemente de troikas e crises???
Um discurso da pia...não a baptismal que essa já foi...mas a da pocilga!!!