domingo, setembro 07, 2008

Quem investiga???


Estradas de Portugal tem funcionários de topo sob suspeita.
Boa parte dos negócios que envolvem a contratação de estudos ambientais e arqueológicos na empresa de capitais públicos Estradas de Portugal (EP) estão sob suspeita.
Há mais de quinze anos que alguns altos quadros da EP têm escolhido quase sempre as empresas de que são sócios.
A empresa anunciou a abertura dum inquérito(!!!????).
O jornal Público divulgou este sábado uma reportagem de José António Cerejo, que traça a cronologia duma situação que "há muito tempo é comentada nos meios arqueológicos". Mais concretamente desde 1992, com a constituição duma empresa de estudos e projectos ambientais - a Trifólio - por parte de técnicos da então Junta Autónoma de Estradas (JAE) e actuais quadros da EP.
Quatro anos depois, alguns dos sócios criaram uma nova empresa - Geoarque - que depressa se tornou a principal fornecedora de serviços de arqueologia à JAE e posteriormente à EP.
Nos últimos onze anos, a JAE e EP pagaram à Geoparque 710 mil euros, valor que é apontado como uma pequena parte, já que a grande maioria dos estudos feitos pela empresa refere-se ao acompanhamento arqueológico da construção das estradas, um custo facturado ao empreiteiro.
Por lei, cabe também à EP a decisão final sobre a empresa de estudos escolhida pelas construtoras, e essa decisão é tomada por um chefe de divisão com ligações à Geoarque.
No que respeita aos estudos de impacte ambiental, não é difícil verificar que a parte de leão das adjudicações directas é entregue à Trifólio.

Assim vai a Nau do Sócrates e deste Ps.
A «empreitada» a caminho da fortuna e do enriquecimento dos mesmos de sempre!!!