domingo, fevereiro 24, 2008

Degradação avança na unidade da Guarda

Depois do cortejo e das anunciadas obras de remodelação, ampliação ou lá o que lhes queiram chamar, no Hospital da Guarda há “preocupação” e “ansiedade” entre os profissionais.
As condições degradam-se de dia para dia e do hospital(?) prometido não há nem sinal.
Um grupo de médicos do hospital da Guarda enviou um abaixo-assinado ao primeiro-ministro, José Sócrates, questionando-o sobre o ponto de situação da construção do novo hospital.
No documento, os cerca de trinta clínicos subscritores perguntam directamente "qual o calendário estabelecido para o processo de construção do novo hospital da Guarda e em que ponto exacto desse calendário nos encontramos actualmente".
Segundo os médicos, esta posição foi tomada pelo facto de as obras ainda não terem sido iniciadas e de as actuais instalações do Hospital Sousa Martins (HSM) não oferecerem as melhores condições de trabalho.
"Face à progressiva degradação das instalações físicas e das condições objectivas de trabalho no hospital da Guarda, que é um hospital de todo o distrito, é com natural expectativa que aguardamos por notícias relativas ao processo de construção do mais que anunciado 'novo hospital'", lê-se no documento.
Os médicos também fazem uma sumária cronologia dos acontecimentos relativos ao assunto, recordando que, na campanha para as eleições legislativas de 2005, José Sócrates afirmou na Guarda que "caso viesse a ser primeiro-ministro de Portugal, se procederia à recuperação do Plano Director de remodelação das actuais instalações do HSM (Hospital Sousa Martins)".
"Esse projecto havia já sido anunciado pelo ministro da Saúde do Governo presidido pelo Eng.º António Guterres, Prof. Dr. Correia de Campos, em 2001, portanto quatro anos antes da promessa assumida por V. Exa.", acrescentam os subscritores do abaixo-assinado enviado a José Sócrates.

MUITAS PROMESSAS, NENHUM AVANÇO!!!!!!
O filme é o mesmo!!!! Já teve estreias marcadas em várias salas de cinema.
Filme trágico, onde apenas mudam os personagens.
O guião também não muda - MENTIRA E INTRIGA!!!

Recordam os signatários da carta que, durante o Governo presidido por Durão Barroso "não ocorreram avanços nesta matéria, uma vez que a opção assentou - nessa altura - na constituição de uma "parceria publico-privado" para a construção de um hospital de raiz" e que "esse projecto nunca teve sucesso".
Acrescentam que o anterior ministro da Saúde, Correia de Campos, em 19 de Maio de 2007, fez anúncios respeitantes à aprovação do Programa Funcional do novo hospital, à constituição de uma Unidade Local de Saúde com estatuto de EPE que "vieram recriar legítimas expectativas junto de profissionais e doentes".
Contudo, assinalam que nove meses volvidos sobre o anúncio protagonizado pelo anterior ministro da Saúde "são muitas as dúvidas sobre a existência de um projecto para o novo hospital, não se conhecendo qualquer concurso público relacionado com o mesmo e parecendo cada vez mais uma certeza que só por milagre haverá estaleiro de obras no início de 2009".
O projecto de requalificação e ampliação do hospital da Guarda envolve custos estimados em 55 milhões de euros.
Degradação é a única novidade: "As únicas novidades a que todos vamos assistindo são as que resultam da cada vez maior degradação das instalações, a qual muito prejudica o desempenho quotidiano dos profissionais da instituição, com a colateral indignidade nas condições de atendimento aos doentes", lamentam os médicos na carta dirigida a Sócrates.

O filme vai continuar com foguetes, efemérides, bajulações, mentiras, hipocrisias e mais de tudo, que engane o povo de um distrito FARTO de pedantes falsários.