terça-feira, junho 09, 2015

O mito urbano




Mas o que é isso de mito urbano?
Lendas urbanas, mitos urbanos ou lendas contemporâneas são pequenas histórias de carácter fabuloso ou sensacionalista, amplamente divulgadas de forma oral, por e-mails ou pela imprensa e que constituem um tipo de folclore moderno.
São frequentemente narradas como sendo fatos acontecidos a um "amigo de um amigo" ou de conhecimento público.
Depois de termos ouvido, centenas de vezes um Coelho, um Portas, um «Dr.» Relvas, um secretário da juventude a fazerem apelo a que os portugueses abandonassem o conforto das suas casas e … partissem!
Eis que, tudo isto não existiu, foi invenção do colectivo português!
O povo português passou a ouvir «passos» e «portas a abrir»…
O mito urbano que mais se coaduna com a pieguice do Coelho é o « Estás feliz por não ter acendido a luz?»
Então é assim este ritual.
Natália e Paula eram companheiras de quarto num apartamento. Natália era uma jovem humilde e solidária. Paula era do tipo ”gótica” e era um tanto quanto mal-educada.
Certa noite, Natália entrou no quarto e, ao acender a luz, viu a Paula a fazer amor com um jovem. Furiosa, Paula mandou Natália apagar a luz. Natália ligou o mp3 e deitou-se. Acabou por adormecer.
No dia seguinte, Natália foi pedir desculpas a Paula, mas a jovem “gótica” - ainda nervosa – alertou-a para que não voltasse a acender a luz, em situação semelhante.
Passada uma semana, Paula conversava na internet com um sujeito desconhecido que dizia morar perto. Trocaram mensagens até que marcaram encontro para o quarto da jovem.
Alguns minutos depois, assim que Paula saiu do WC após higiénica íntima, deu conta de uma mensagem no computador:
- ESTOU NO TEU QUARTO!!!
Não deu tempo para esboçar nenhuma reacção. O desconhecido agarrou-a por trás e atirou-a para cima da cama. E seguida, começou a enforcá-la.
Nesse momento, a colega Natália entrou no quarto.
A colega ouviu uns ruídos estranhos, mas preocupada com a possível reacção raivosa da colega de quarto, não acendeu a luz e adormeceu com o mp3 nos ouvidos.
No dia seguinte, Natália acordou e viu o corpo de Paula mutilado, mergulhado em sangue, sobre a cama.
Então compreendeu que os estranhos ruídos eram na verdade um pedido de socorro... Ao virar-se para sair do quarto, viu um recado escrito na parede: " NÃO ESTÁS FELIZ POR NÃO TERES ACENDIDO A LUZ?"
NÃO É COELHO & MALTRAPILHA?