quinta-feira, abril 16, 2015

Maus-tratos a crianças

 
 
Ultimamente a comunicação social deu a conhecer um fenómeno que, embora já habitual na nossa sociedade, agora tomou foros de notícia de 1.ª página.
Falo da violência e maus tratos exercidos sobre crianças e adolescentes.
Sobre o tema e, para não me alongar muito no comentário, sugeria aos interessados a leitura atenta da obra de Bronfenbrenner.
A teoria ecológica e sistémica de Bronfenbrenner apresenta possibilidades para se analisarem aspectos da pessoa em desenvolvimento, do contexto em que vive e dos processos interactivos que influenciam o próprio desenvolvimento humano, em determinados períodos de tempo.
No modelo bioecológico, de Bronfenbrenner são apresentados quatro aspectos multidireccionais inter-relacionados, o que é designado como modelo PPCT: "pessoa, processo, contexto e tempo".
Quanto à concepção de desenvolvimento, Bronfenbrenner, em vez de dar toda a importância aos processos psicológicos tradicionais como percepção, motivação, pensamento ou aprendizagem, enfatiza o conteúdo desses processos como o que é percebido pela pessoa, ou ainda o que é temido, pensado ou adquirido como conhecimento, importando-se mais em como a natureza desse material psicológico pode ser alterada em função da exposição e interacção do ser humano em desenvolvimento com o seu meio ambiente.
Importante saber do que se fala, antes de agir precipitadamente!