sexta-feira, abril 24, 2015

Magnífico


Dizem que é uma das melhores estradas do mundo, ao nível do seu traçado.
Talvez pelo facto de acompanhar o curso do rio.
Para além desse facto, há a paisagem de socalcos, traçada pelas mãos do Homem, em pleno coração do Alto Douro vinhateiro, Património Mundial da UNESCO, ajuda, claro, ao relaxamento.
Com um total de 93 curvas, distribuídas ao longo de 27
quilómetros, não falta sequer uma ligeira sensação de montanha-russa, com uma sequência de subidas e descidas curtas já depois
da passagem da foz do Távora, e na aproximação à vila do Pinhão.
É realmente fantástica para uma condução divertida e desportiva.
Também matemática e fisicamente falando é, comprovadamente, uma estrada que dá prazer fazer. A equação é complicada, mas o resultado é simples: nenhuma via dá tanto prazer de condução como estes 27 quilómetros no Norte de Portugal.
Depois de muitos cálculos, os especialistas concluíram que o traçado da Estrada Nacional 222, entre a Régua e o Pinhão - um percurso ao longo da margem esquerda do Douro - é o que mais se aproxima do modelo ideal para conduzir.
É que o Douro, esse, pode não perceber nada de fórmulas matemáticas, mas oferece emoções e paisagens de cortar o fôlego a quem corta o vento junto às suas margens.
Já para não referir também a generosidade do vale na hora de produzir um dos melhores néctares dos deuses.
Do que está à espera?
Salte daí e venha conhecer a melhor estrada do mundo…
Se quer matemáticos quer físicos o dizem, venha daí e BOA VIAGEM!
E, já agora, aproveite e prove do que há de melhor ao nível da gastronomia do nosso país, acompanhando sempre com bom vinho da região.
Fica um conselho, procure restaurantes simples e vai ver que não se arrependerá e, quanto ao vinho, compre um garrafão do vinho do produtor e vai ter um dos belos prazeres da vida.
Bom fim de semana!