terça-feira, julho 17, 2012

E do Hospital NADA!!!!


O hospital da Guarda continua a ser notícia pelas piores razões.
Tudo começou já na época das «marias»!!!
Após a célebre discussão do terreno e do projecto, ou também conhecida, como a guerra do alecrim e manjerona, entre o Ps e o Psd!!!
Uma «maria» tinha o projecto...a outra o terreno e...de hospital NADA!!!!
O mesmo do costume.....ora agora empurras tu, ora agora empurro eu ...o baile da paróquia com o Cds a tocar a sanfona .....!!!
Depois da vinda de ministros e toda a casta de funcionários, de maior ou menor dimensão, eis que surge um (ministro) que, farto de ouvir falar no hospital, zangou-se com os interlocutores e.....vai de partir, logo ali, uma cadeira.....jurando ali mesmo que a Guarda ia ter hospital!!!
Nunca a factura da cadeira foi liquidada!!!
Liquidou-se o sonho da Guarda vir a ter um hospital NOVO, contraponto ao slogan sempre mitigado e falseado do NOVO hospital!!!
As obras foram anunciadas com um cartaz com dezenas e dezenas de metros, que custou uma pipa de massa, incluindo um cortejo folclórico, de ministros, presidente de câmara, governo civil e outros que tais, a recordarem a vinda dos reais D.Carlos e D. Amélia  até à Guarda para inaugurarem os pavilhões do antigo sanatório.
O Parque da Saúde que alguns gostam tanto de recordar em certa e benditas alturas mas, colocados no altar logo se esquecem e maltratam como se tratasse de caso de lepra.
Passados anos, lá se (re)viveu (??), muito gostam certos figurantes de reviver memórias de acontecimentos que não lhe pertencendo os assumem, reais e potenciais autores....
Coisas de ...folclore.....
Até o chefe, «engenheiro», o Sócrates, cá esteve, com pompa e circunstância...e pegou na pá para lançar a pedra e. jurou para os que o quiseram ouvir, que agora é que era...que finalmente a Guarda e, principalmente, as suas gentes iam ter um hospital com todas as condições.
Jurou o mareante, mas esqueceu-se que sem barcos não à faina...
Ou seja, sem dinheiro não há melões para a festa da santa do «coito»....
Esqueceu-se (esquecimento imperdoável) que a obra precisava de financiamento....
E, como sempre se faz nestas alturas, contratou-se a empreitada, com foguetes e frases de circunstância, proferidas pelos lambe-cus do costume...só que esqueceram-se de perguntar de onde viria o dinheiro para tamanha empreitada...
Lado nenhum e, de parte incerta......
Tal como nas SCUTS.....a factura ficaria para mais tarde alguém a pagar...de preferência quando o governo do «engenheiro» já cá não estivesse.....com a velha desculpa de que a culpa morreria sempre, mas sempre, solteira.....
Agora, as tão anunciadas obras - ampliação e remodelação pararam desde Abril!!!
Ficou-se a saber, através da nova administração, que as obras para além de não terem financiamento ainda tiveram....


GRANDE BRONCA!!!!

Para além da empreitada socretina não ter financiamento ainda havia a juntar 4 MILHÕES de derrapagem!!!!
É OBRA OU FALTA DELA!!!!!


TOMA E EMBRULHA QUE É DEMOCRÁTICO!!!!
Ou seja, os erros e omissões da maltrapilha, que à revelia da lei juntavam ao vencimento de administrador o de director clínica, já SOMAVAM 10% ( 46 MILHÕES DE EUROS) DA CIFRA GLOBAL!!!
E, agora depois da trapalhada toda, voltam com discursos da trampa para enganar o ceguinho!!!!
SÓ QUE O POVO NÃO É CEGO!!!!


 
Ou seja, o erro que o Sócrates e restantes acólitos cometeram é exactamente o mesmo que a «nova» administração e o ministro Macedo está a cometer: NÃO HÁ FINANCIAMENTO:
Segundo o ministério dito da saúde, do governo do Coelho, vem dizer esta coisa espantosa: «a primeira fase da empreitada, prestes a ser concluída, está no entanto suspensa desde o dia 9 de Abril, sem data para ser retomada e menos ainda para ser concluída»!!!
ESPANTO DOS ESPANTOS!!!!
Primeiro dizem que está praticamente concluída mas depois.....não vá o «diabo» tecê-las já dizem que não sabem quando vai ser retomada e muito menos para ser concluída!!!
Mas, será que quem respondeu fez ao menos a quarta classe ou 4.º ano????
DUVIDA-SE!!!!
O empreiteiro reclama 8,8 milhões de euros e mais 410 mil euros só em juros!!!!
É assim o rigor de pagamentos desta escumalha????
Roubarem os vencimentos e subsídios sabem eles, mas pagarem, como pessoa de bem, como dizem ser o «estado» está quieto.....
FARSANTES!!!!

Por fim, a nota cómica da resposta......«o projecto está a ser submetido à apreciação do senhor Macedo, distinto ministro, de quem depende a autorização para que seja desbloqueada verba devida ao empreiteiro»!!!

Ou seja, aguarda-se que os utentes paguem, a bem pagar, as taxas moderadoras( o imposto da saúde) para depois pagarem ao empreiteiro....
Ou seja, o utente vai pagar três ou quatro vezes a demência gastadora de uns e a gula impostora de outros....
Será que, o que se poupa nos vencimentos da administração e maridos não dava para aliviar as tais célebres dificuldades financeiras???
É que de dificuldades estamos TODOS, os que pagamos, FARTOS DE OUVIR FALAR...ENQUANTO OUTROS GASTAM A SEU BELO PRAZER!!!!