sábado, janeiro 07, 2012

Quem investiga???? HAJA CORAGEM

«Temos referenciadas sete situações de abusos sexuais ocorridas nos últimos 10 anos, por padres e funcionários em instituições tuteladas directa ou indirectamente pela Igreja» – disse Álvaro de Carvalho, presidente da associação Rede de Cuidadores – criada na sequência do escândalo Casa Pia para apoiar crianças e jovens vítimas de abusos –, acrescentando que os casos chegaram ao conhecimento da associação «através de funcionários das próprias instituições».
Confirmando a denúncia feita há uma semana por Catalina Pestana na sua crónica publicada no SOL, o psiquiatra garante que a maior parte destes casos – alguns dos quais chegaram(???) a ser investigados pela Polícia Judiciária (PJ) – foram transmitidos ao Patriarcado de Lisboa: «Foi dado conhecimento pessoal e oportuno ao Cardeal-Patriarca, por pessoas ligadas à rede e não só. Mas desconhecem-se(???) as consequências(???), aparentemente não se tomaram decisões».
Há inclusive, casos concretos denunciados e....não tiveram consequente investigação!!!
Os poderes a protegerem-se...COMO SEMPRE!!!
Desconfia-se mesmo que «alguns dos abusos denunciados se mantêm»!!!
Quanto ao Patriarcado .....SILÊNCIO!!!!  «Não comenta»!!!! 
Questionado sobre as críticas de Catalina Pestana a propósito do silêncio do Cardeal-Patriarca – que afirmou, numa entrevista ao Diário de Notícias desconhecer casos de pedofilia –, o bispo Nuno Belo, secretário pessoal de D. José Policarpo, respondeu: «Não conheço o texto sequer para reagir, estou fora de Lisboa e não tenho computador. De qualquer forma, mesmo que tivesse lido (a crónica), não haveria nenhuma reacção».
Ou seja, a hierarquia católica apostólica faz como a avestruz!!!!!
Mas há casos, ressalva Álvaro de Carvalho, que fogem à regra. «Sabemos que o actual bispo do Porto, por exemplo, tomou decisões em relação a abusadores que lhe foram referenciados. Nós tínhamos conhecimento de casos na diocese do Porto, e ele foi tomando, discretamente, medidas no sentido de intervir», sublinha o psiquiatra Álvaro de Carvalho.
‘Cada um fala por si’, diz o bispo do Porto
E as declarações do responsável máximo da Igreja Católica em Portugal? «Cada um fala por si. Se o Senhor Cardeal-Patriarca disse isso foi porque tinha razões para o dizer. Tenho o devido respeito pelas opiniões e afirmações dos meus colegas» – remata o bispo do Porto que há dois anos venceu o Prémio Pessoa.
Por que razão a igreja católica apostólica romana, em Portugal, deveria ser diferente das outras???
O problema é QUEM INVESTIGA???
O problema é HAVER CORAGEM!!!
O problema é que em Portugal, algum dia se saberá TODA A VERDADE???
Em Portugal????
Só mesmo para rir.....