terça-feira, dezembro 21, 2010

A Mente Livre Está em Perigo

A nossa espécie é a única espécie criativa, e tem apenas um único instrumento criativo, a mente e espírito únicos de cada homem. Nunca nada foi criado por dois homens. Não existem boas colaborações, quer em arte, na música, na poesia, na matemática, na filosofia. De cada vez que o milagre da criação acontece, um grupo de pessoas pode construir com base nela e aumentá-la, mas o grupo em si nunca inventa nada. A preciosidade reside na mente solitária de cada homem.

E agora existem forças que enaltecem o conceito de grupo e que declararam uma guerra de exterminação a essa preciosidade, a mente do homem. Através das mais variadas formas de pressão, repressão, culto, e outros métodos violentos de condicionamento, a mente livre tem sido perseguida, roubada, drogada, exterminada. E este é um rumo de suicídio colectivo que a nossa espécie parece ter tomado.

E é nisto que eu acredito: que a mente livre e criativa do homem individual é a coisa mais valiosa no mundo. E é por isto que eu estou disposto a lutar: pela liberdade da mente tomar qualquer direcção que queira, sem direcção. E é contra isto que eu vou lutar com todas as minhas forças: qualquer religião, qualquer governo que limite ou destrua o indivíduo. É isto que eu sou e é esta a minha causa. Posso até compreender que um sistema baseado num padrão tenha que destruir a mente livre, pois esta é a única coisa que pode inspeccionar e destruir um sistema deste tipo. Concerteza que compreendo, mas lutarei contra isso por forma a preservar a única coisa que nos separa das restantes espécies. Pois se a mente livre for morta, estaremos perdidos.

 John Steinbeck, in 'A Leste do Paraíso'
Lembrei-me deste texto a propósito de uma «certa» imposição de «regras» que o presidente da Assembleia Municipal da Guarda, Almeida Santos, determinou por consenso de reunião de líderes parlamentares.
Consensos MOLES!!!
Nessa reunião de «líderes» os partidos com maior número de deputados, Ps e PSD/PPD decidiram que a discussão das ideias, das propostas, recomendações sejam restringidas.
Mais, que as moções apresentadas no período de antes da ordem do dia nem sejam discutidas!!!
Ou seja, segundo os doutos senhores as moções apenas terão direito a ser apresentadas e no final votadas.
VOTADAS???
Como???
Não há o direito a discuti-las.
Não há o direito ao contraditório.
Apresentadas e...............Votadas!!!
Só...........
Quem vai votar em plena consciência?
Conhecidas as propostas, alguns minutos antes, quem vai votar devidamente esclarecido?
Que democracia???
Esta é a NOVA ORDEM dita democrática.
As «regras» são impostas para os outros!!
«Eles» chegam tarde......obrigam a sessão a começar à hora que muito bem entendem.....NÃO CUMPREM COM AS LEIS.......DESRESPEITAM  O DIREITO DA OPOSIÇÃO...........RESERVAM-SE O DIREITO «ELES» de vociferarem quando querem e muito bem entendem.....FAZEM O BARULHO QUE QUEREM IMPEDINDO A OPOSIÇÃO DE FALAR.....TENTAM PROIBIR A OPOSIÇÃO DE FALAR QUANDO O REGIMENTO LHES PERMITE MAS ELES NÃO DEIXAM.....ASSOBIAM OS DEPUTADOS DA OPOSIÇÃO.......TUDO LHES É PERMITIDO.........
Aos outros, nem o que regimentalmente lhes é DEVIDO permitem que se faça.
A DITADURA DA MAIORIA Ps!!!
Pensam que nos calam???
Nunca, NUNCA!!!
Outros já pereceram na luta pelas ideias, liberdades e princípios democráticos.
Não é, com um efémero e bacoco poder, que julgam ter que nos vão CALAR!!!
NUNCA!!!!!