domingo, junho 28, 2026
Jogos
Há notícias que me fazem rir.
Mas isto é notícia num país como Portugal?
Se compararmos esta notícia com uma outra sobre jogo ilegal, tudo fica bem mais transparente.
Já sei, não sabes o que isso é.
O tal "jogo ilegal" fez com que o insuspeito Ministério Público deduzisse 781 acusações em seis anos.
Mas isso é notícia para o PSD querer selo digital?
O presidente da Câmara da Guarda, num só dia, instruiu 50 processos de contraordenação pelo não pagamento da fatura da água.
Irra!
Mas isto é notícia num país como Portugal?
Se compararmos esta notícia com uma outra sobre jogo ilegal, tudo fica bem mais transparente.
Já sei, não sabes o que isso é.
O tal "jogo ilegal" fez com que o insuspeito Ministério Público deduzisse 781 acusações em seis anos.
Mas isso é notícia para o PSD querer selo digital?
O presidente da Câmara da Guarda, num só dia, instruiu 50 processos de contraordenação pelo não pagamento da fatura da água.
Irra!
Pois...
Em dezembro, Seguro, o presidente, declarou 200 mil euros e em maio declarou 1,2 milhões de euros.
Justificação da discrepância: o facto do candidato ter declarado apenas o seu património, enquanto depois da posse já ter incluído o património da mulher.
Qual era o português que não gostaria de ter uma mulher que faz aumentar o seu património em 1 milhão de euros?
Ninharias num país, Portugal, onde existem aproximadamente 1,6 a 1,7 milhões de pessoas a viver em situação de pobreza monetária. Cerca de 16% a 17% da população residente, o que significa que quase um em cada cinco portugueses se encontra em risco de pobreza ou exclusão social.
Querem que diga mais o quê?
Justificação da discrepância: o facto do candidato ter declarado apenas o seu património, enquanto depois da posse já ter incluído o património da mulher.
Qual era o português que não gostaria de ter uma mulher que faz aumentar o seu património em 1 milhão de euros?
Ninharias num país, Portugal, onde existem aproximadamente 1,6 a 1,7 milhões de pessoas a viver em situação de pobreza monetária. Cerca de 16% a 17% da população residente, o que significa que quase um em cada cinco portugueses se encontra em risco de pobreza ou exclusão social.
Querem que diga mais o quê?
Deixem o Luís trabalhar
Deixem trabalhar o Luís.
Mas qual, Luís?
O Luís, que tem apelido Montenegro, anunciava em março de 2025 um megaplano de reflorestação do país.
Lembram-se?
Temos memória.
O Luís dizia que havia milhões do PRR, a tal bazuca do outro que foi para a Europa com ele, abocanhar 40 000 por mês.
Só que era tudo treta.
Houve milhões da bazuca que nunca chegaram a ser gastos.
Agora, a ministra Maria da Graça Carvalho vem dizer que o tal plano anunciado pelo Luís só agora vai arrancar.
Lembrar aos malfeitores e troca-tintas que, desde 2015, já arderam 1,3 milhões de hectares e só se reflorestaram 30 mil.
Deixem o Luís trabalhar, fónix.
Mas qual, Luís?
O Luís, que tem apelido Montenegro, anunciava em março de 2025 um megaplano de reflorestação do país.
Lembram-se?
Temos memória.
O Luís dizia que havia milhões do PRR, a tal bazuca do outro que foi para a Europa com ele, abocanhar 40 000 por mês.
Só que era tudo treta.
Houve milhões da bazuca que nunca chegaram a ser gastos.
Agora, a ministra Maria da Graça Carvalho vem dizer que o tal plano anunciado pelo Luís só agora vai arrancar.
Lembrar aos malfeitores e troca-tintas que, desde 2015, já arderam 1,3 milhões de hectares e só se reflorestaram 30 mil.
Deixem o Luís trabalhar, fónix.
Cisão
Mais um abalo na estrutura da Igreja Católica Apostólica Romana se anuncia.
Agora não tem a ver com a mudança do "palácio" de Roma para Avinhão, França, ou outra terra qualquer.
Nem o tal "Cisma" se reduziu à obediência, sempre servil do papado a um rei, Filipe, de cognome "O Belo".
Hahahah, estes franceses e a mania das grandezas, já dizia o Obélix, referindo-se aos romanos, mas aplica-se a todos os que se julgam os "maiores".
Mas talvez não vos tenham dito na escola: omite-se sempre o mais importante, que o tal "Cisma", que não foi mais do que a confirmação da fragilização e subserviência do poder papal aos reis, abriu a porta ao Protestantismo. Isso mesmo, Lutero aproveitou a brecha e instalou a cisão completa na Igreja Católica Apostólica Romana.
Agora os sinais seguem o caminho da direita populista, em voga e imposta às sociedades.
Os ultraconservadores, ao contrário das ideias de Lutero, rompem com o Vaticano no regresso ao que de mais retrógado existiu na prática papal, ao longo dos séculos. Segue o rito romano tradicional, missa em latim, por exemplo, e opõe-se às reformas do Concílio Vaticano II.
A igreja de Lefebvre, em desobediência às ordens do atual Papa, Leão XIV, vai ordenar bispos.
A cisão está aberta.
Depois da praga dos evangélicos, a Igreja Católica Apostólica Romana enfrenta uma cisão bem profunda.
Razão tem Nietzsche quando afirma na sua magistral obra "O Anticristo" que Jesus foi o único cristão verdadeiro, cuja essência era viver o amor no presente.
"Deus está morto" não se refere à morte da divindade, dado que Nietzsche era ateu. O que ele quis dizer foi que, com o avanço da ciência e da tecnologia, aquela ideia medieval de que Deus era a resposta para tudo estava morta.
Estudem.
Agora não tem a ver com a mudança do "palácio" de Roma para Avinhão, França, ou outra terra qualquer.
Nem o tal "Cisma" se reduziu à obediência, sempre servil do papado a um rei, Filipe, de cognome "O Belo".
Hahahah, estes franceses e a mania das grandezas, já dizia o Obélix, referindo-se aos romanos, mas aplica-se a todos os que se julgam os "maiores".
Mas talvez não vos tenham dito na escola: omite-se sempre o mais importante, que o tal "Cisma", que não foi mais do que a confirmação da fragilização e subserviência do poder papal aos reis, abriu a porta ao Protestantismo. Isso mesmo, Lutero aproveitou a brecha e instalou a cisão completa na Igreja Católica Apostólica Romana.
Agora os sinais seguem o caminho da direita populista, em voga e imposta às sociedades.
Os ultraconservadores, ao contrário das ideias de Lutero, rompem com o Vaticano no regresso ao que de mais retrógado existiu na prática papal, ao longo dos séculos. Segue o rito romano tradicional, missa em latim, por exemplo, e opõe-se às reformas do Concílio Vaticano II.
A igreja de Lefebvre, em desobediência às ordens do atual Papa, Leão XIV, vai ordenar bispos.
A cisão está aberta.
Depois da praga dos evangélicos, a Igreja Católica Apostólica Romana enfrenta uma cisão bem profunda.
Razão tem Nietzsche quando afirma na sua magistral obra "O Anticristo" que Jesus foi o único cristão verdadeiro, cuja essência era viver o amor no presente.
"Deus está morto" não se refere à morte da divindade, dado que Nietzsche era ateu. O que ele quis dizer foi que, com o avanço da ciência e da tecnologia, aquela ideia medieval de que Deus era a resposta para tudo estava morta.
Estudem.
Vem aí desgraça
Preparem-se, aposentados, com reformas miseráveis. A tormenta vai ser medonha. Nem para o petróleo vai haver dinheiro.
Oh, Rosário do nosso "calvário" com todas as estações e mais alguma, por que não falas do teu marido? O Ramalho do Novo Banco? Com milhões no bolso.
Oh, Rosário do nosso "calvário" com todas as estações e mais alguma, por que não falas do teu marido? O Ramalho do Novo Banco? Com milhões no bolso.
Alguém fica surpreendido?
Já se sabe, pelo menos os que não vão em tretas e discursos do reino do "Além", que a maior corrupção em Portugal está nas autarquias.
Podem vir com todo o tipo de justificações, uma justiça ineficaz que nem as leis cumpre nem faz cumprir, que adia punições severas, pactua com o sistema e, a juntar a isto tudo, ainda uns covardes de uns lambe-cus que a tudo dizem "Ámen".
Por cá, na Guarda, não lhes bastava o ópio dos pontapés nas canelas; ainda se gastam milhares em entretenimento e fanfarronice desportiva.
É farta a vilanagem, ou não estivéssemos na terrinha dos F's.
Acho piada falarem em "ajuda" à economia local.
Onde estão os estudos sérios sobre essa "bendita" ajuda?
Apresentem-na. Só tretas e banhas de focinho de porco. Pelo menos que a lavem.
Podem vir com todo o tipo de justificações, uma justiça ineficaz que nem as leis cumpre nem faz cumprir, que adia punições severas, pactua com o sistema e, a juntar a isto tudo, ainda uns covardes de uns lambe-cus que a tudo dizem "Ámen".
Por cá, na Guarda, não lhes bastava o ópio dos pontapés nas canelas; ainda se gastam milhares em entretenimento e fanfarronice desportiva.
É farta a vilanagem, ou não estivéssemos na terrinha dos F's.
Acho piada falarem em "ajuda" à economia local.
Onde estão os estudos sérios sobre essa "bendita" ajuda?
Apresentem-na. Só tretas e banhas de focinho de porco. Pelo menos que a lavem.
sábado, junho 27, 2026
Cancro
Há muito que o assunto se conhece. Só que muitos interesses obrigavam a ceder o espaço aos americanos, quer do ponto de vista financeiro, quer de submissão.
Estudo detecta metais pesados em humanos que viviam junto à base militar dos americanos e a proliferação de casos de cancro na ilha.
Agora calaste, Rangel?
Estudo detecta metais pesados em humanos que viviam junto à base militar dos americanos e a proliferação de casos de cancro na ilha.
Agora calaste, Rangel?
E o insólito acontece.
Numa cerimónia de juramento de bandeira realizada no Centro de Formação de Portalegre, com a presença do ministro Neves, que foi diretor da judiciária, um militar disparou para o ar.
Logo de seguida, em comunicado da instituição, diz-se que o militar em causa sofre de perturbações do foro psicológico.
Muito interessante mesmo.
E mantém-se um tal cidadão na instituição? Uma instituição militar? E logo a trabalhar em situação de formação de novos elementos?
Estranho? Neste país, já nada é estranho.
O anormal é mesmo normal.
A GNR não esclareceu se o militar foi ou não detido.
Já o Neves, ministro, calou e "remeteu quaisquer esclarecimentos para a GNR".
A Bem da Nação.
Logo de seguida, em comunicado da instituição, diz-se que o militar em causa sofre de perturbações do foro psicológico.
Muito interessante mesmo.
E mantém-se um tal cidadão na instituição? Uma instituição militar? E logo a trabalhar em situação de formação de novos elementos?
Estranho? Neste país, já nada é estranho.
O anormal é mesmo normal.
A GNR não esclareceu se o militar foi ou não detido.
Já o Neves, ministro, calou e "remeteu quaisquer esclarecimentos para a GNR".
A Bem da Nação.
É fartar vilanagem.
Quando se anunciam subidas nos preços dos combustíveis, logo os gatunos, gasolineiras e companhias da mesma laia sobem os preços. O governo incompetente acompanha o roubo com o imposto dos combustíveis. Toda a gatunagem em sintonia perfeita. No final, os lucros são exorbitantes. O consumidor final que pague.
A redução de 40% no preço do crude não tem igual acompanhamento no preço da gasolina e gasóleo.
É fartar vilanagem e tu entretém-te com os pontapés nas canelas.
Eles tratam da tua vida miserável e ainda a fazem piorar.
A incompetência ainda é maior do que se julgava.
O senhor Fernando Alexandre que se demita, como todo o governo do Montenegro.
Agora soube-se que há docentes "reformados há mais de um ano" que foram convocados para corrigir exames e outros chamados a avaliar disciplinas que não são as suas.
A bagunça é total.
Haja um mínimo de decência nas atitudes.
Um pingo de vergonha. Só um pingo.
Demitam-se.
Não me espantaria que os tais «professores» aceitem o frete.
Pois, se houve este ano letivo uns mil que prescindiram da reforma para ficarem a lecionar por uns 750 euros mensais, e até houve quem voltasse da reforma e acumulasse a reforma com o salário base.
A quem espanta corrigir provas das suas disciplinas ou de outras.
Filinto aponta!
Agora soube-se que há docentes "reformados há mais de um ano" que foram convocados para corrigir exames e outros chamados a avaliar disciplinas que não são as suas.
A bagunça é total.
Haja um mínimo de decência nas atitudes.
Um pingo de vergonha. Só um pingo.
Demitam-se.
Não me espantaria que os tais «professores» aceitem o frete.
Pois, se houve este ano letivo uns mil que prescindiram da reforma para ficarem a lecionar por uns 750 euros mensais, e até houve quem voltasse da reforma e acumulasse a reforma com o salário base.
A quem espanta corrigir provas das suas disciplinas ou de outras.
Filinto aponta!
A bagunça
A incompetência, a mentira, a falta de honestidade, a acefalia total reinam no Governo do Montenegro, e o Ministério da Educação, Ciência e Inovação não foge ao descalabro total.
Finalmente o capataz do ministério, Fernando Alexandre, o tal que uma besta disse ser "alguém" com qualidades, vem, por meio de uma nota à comunicação social, nem coragem há para o dizerem em direto e a cores, a «sua» versão sobre a pergunta copiada de um caderno de exercícios, anteriormente publicada e difundida.
Numa nota à comunicação social, o ministro vem anunciar, claramente e sem rodeios, um parecer como sendo do Conselho Científico do Eduqa.
Ora, o assunto da cópia da pergunta nem tinha sido objeto de análise na reunião do Conselho Científico.
Aldrabice total.
Imagine-se o espanto de um dos elementos do Conselho Científico do Instituto de Educação, Qualidade e Avaliação (Eduqa) ao saber pela rádio, do parecer enviado na sexta-feira, dia 19, pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação às redações.
O documento defendia que o exame, que mais de 76 mil alunos haviam feito dias antes, não violava "o princípio da equidade". O senhor Fernando Alexandre falava em nome do Conselho Científico quando o parecer foi feito à revelia de conselheiros científicos do Eduqa.
"Os membros do Conselho Científico do Eduqa estão obrigados ao sigilo, mas eu não tenho de responder por um parecer que desconhecia", diz um elemento do Conselho.
Felizmente ainda há gente com seriedade e dever de responsabilidade, não é, Filinto?
Este mesmo elemento alerta para alguns aspectos que lhe parecem "estranhos": qualquer parecer — "veja-se os do Conselho Nacional de Educação, por exemplo" — é claro sobre em que dia se realizou a reunião dos conselheiros para debater o seu conteúdo; neste, "não há nada disso".
Brilhante, senhor Pedro Alexandre.
MENTE-SE DESCARADAMENTE!
Nada a estranhar, a coleguinha do governo, uma tal mulher de um Ramalho que vai receber milhões, MENTIU em plena Assembleia da República, como aliás o fazem muita da canalha eleita ou nomeada.
Lembrar que o Eduqa é constituído por 33 representantes de diversas associações de professores e sociedades científicas, ligadas às diferentes disciplinas sujeitas a exame nacional final.
E, espanto dos espantos, o parecer em causa sobre exame de Português foi feito à revelia de conselheiros científicos do Eduqa.
O parecer em causa está assinado pela presidente do Conselho Científico do Eduqa, Ana Cristina Cortesão Casimiro, da Associação de Professores de Geografia.
De Geografia???? Tem tudo a ver com copianços de exercícios numa prova de Português. "Equidade"? Qual? Onde? Entendido.
Mas, para além da falta de rigor e seriedade ao dizer-se que não houve violação do "princípio da equidade" entre os mais de 76 mil alunos que realizaram o exame de Português, o que é uma perfeita aldrabice, há ainda a registar milhares de provas por avaliar (???). E as falhas na tal plataforma digital, invenção do senhor Pedro Alexandre, sucedem-se a cada instante.
Um total descalabro. Nada a estranhar, dada a idiotice total que reina no governo.
Dizer-se que os exames e as provas correm bem é próprio de um lambe-cus.
Entretem-te com os pontapés nas canelas, que eles tratam da tua vidinha. Quando souberes que, por umas décimas, não entraste no curso que pretendias, mas que um teu colega, só porque teve acesso a uma pergunta do exame, entrou no curso que pretendia. Então irás ficar revoltado.
Tarde demais. Como sempre, os que têm acesso a tudo e a explicadores vão guindar-se, com aldrabices, ao estrelato, e filho de pobre continuará pobre.
Lembra-te disto, se conseguires compreender, claro.
sexta-feira, junho 26, 2026
Refletir antes de agir nunca foi tão importante.
Pois, muitas vezes, o verdadeiro risco não reside nas nossas diferenças, mas em esquecer que compartilhamos as consequências das decisões que tomamos — ou que permitimos que outros as tomem por nós.
Conhecimento
O prefixo “mis” vem do grego antigo μῖσος (mîsos), que significa “ódio”, “aversão” ou “repulsa”.
Por isso, ele aparece em várias palavras relacionadas a sentimentos de hostilidade ou rejeição.













