quinta-feira, julho 07, 2011

O lambe-botas


A agência de notação Moody's cortou em quatro níveis o 'rating' de Portugal de Baa1 para Ba2, colocando a dívida do país na categoria de 'lixo' (junk). Governo diz que a agência não teve em conta o corte no subsídio de Natal
O CM no seu Editorial escreve:
Da terrível trindade de casas de rating que falharam redondamente na crise financeira de 2008, mas que ainda ditam as regras no mercado e que decidem as margens de juros a aplicar a cada país, a Moody’s foi a primeira a baixar a nota de Portugal para o inferno.
E ainda é mais injusto atribuir nota tão baixa a um devedor que já assumiu publicamente que quer pôr ordem nas suas contas e anunciou sacrifícios.
Agora só falta o Sr. Silva, que dizia que não podíamos falar mal dos mercados, que lhe tínhamos de "lamber as botas" vir criticar esta descida no rating. Os que antes se babavam com cada corte feito pelas agências para poderem "bater" no Sócrates agora já não acham tanta graça. Talvez acreditassem que o capitalismo ia ser mais brando com um governo de direita liberal, mas esqueceram-se que sendo capitalistas só o lucro e nada mais que o lucro lhes interessa.