terça-feira, outubro 05, 2010

Que país é este?


O Artolas (nome fictício) tem mais bom senso que quem inventou esta vergonha!
E agora se isto se tornar habitual?
Assim vai a era socretina na educação...e não só!
«Melhor» aluno entrou na universidade sem acabar o secundário.
"Artolas desistiu da escola sem ter frequentado o secundário. Graças ao programa ( novas oportunidades) criado pelo Governo para aumentar as qualificações dos portugueses(??), teve equivalência ao 12º ano em poucos meses e entrou na universidade com uma média de 20 valores, conseguida com apenas um exame de Inglês.
Terá sido o inglês técnico do outro ou o macarrónico desse mesmo, ou será «memo»!!!
Ainda assim, concorreu em igualdade de circunstâncias com todos os outros.
Tal como acontece com muitos outros que, em cursos feitos só para enganar e dar dinheiro a ganhar a muitos clientes, partidários, que «entram» só com um exame.
Depois???
Os melhores, eheheheh!!! 
Oficialmente, é o aluno com a mais alta nota de candidatura ao ensino superior. Admite que beneficiou de uma injustiça."
Artolas, de 23 anos, é considerado o «melhor» aluno do país a entrar este ano na faculdade. A nota de entrada não deixa margem para dúvidas - 20 valores - , mas o caso torna-se particular pelo facto deste jovem não ter terminado o 12.º ano da forma habitual, mas sim através das Novas Oportunidades.
A história é revelada pelo Expresso e começa como a de muitos jovens. 
Artolas começou a ter dificuldades em terminar o ensino secundário.
Por muito que tentasse não conseguia fazer a disciplina de matemática e os vários chumbos fizeram com que desistisse da escola sem acabar o secundário.
Depois....bem depois.....
No ano passado, conseguiu arranjar uma solução.
Inscreveu-se num Centro de Novas Oportunidades em Esposende, frequentou os módulos de Saberes Fundamentais e Gestão(???) e conseguiu a equivalência ao 12.º ano.
Agora entrou na Universidade de Aveiro, no curso de Tradução, e, de acordo com as listas do Ministério do Ensino Superior, é o aluno com a nota mais elevada de entrada.
Os 20 valores que colocam Artolas no topo da lista das melhores notas de entrada na faculdade não têm em conta as notas do secundário, que Artolas não terminou. Foram a nota que teve no exame nacional de inglês, a prova específica para entrar no curso de Tradução.
De acordo com a lei, os alunos que concluíram o secundário através de vias que não prevêem a atribuição de notas (o que acontece nos cursos do programa Novas Oportunidades) e que querem aceder à Universidade concorrem apenas com as classificações que obtêm nos exames nacionais exigidos como provas de ingresso no curso que querem.
A nota que obtiverem nas provas de ingresso vale como nota de conclusão do secundário.
Perceberam??? 
A situação é, por isso, permitida por lei. Mas Artolas sente que beneficiou de uma injustiça. «Para mim, foi óptimo, Mas é claro que é bastante injusto porque os outros passam anos a esforçar-se para terem boas médias. Com o Novas Oportunidades, uma pessoa que só tem o 7.º ano pode fazer o 9.º em seis meses e a seguir, em ano e meio, consegue tirar o 12.º. Se tiver sorte, pode passar à frente [no acesso à universidade] e tirar o lugar às pessoas que fizeram esse esforço. Conheço quem tenha entrado assim no ensino superior», admite Artolas em declarações ao Expresso.
Agora, pergunta-se ao senhor Gago, putativo ministro, desta incompetência total que se chama Governo.
Um aluno que tenha já frequentado o ensino superior que obteve a entrada no tempo em que só os bons e competentes entravam, VÊ O SEU INGRESSO RECUSADO.
Mas, um tal de artolas com as Novas Oportunidades ROUBA-LHE o lugar.
A isto chama-se VIGARICE!!!
Querem que repita: VIGARICE.
E, quem pratica tal vigarice é VIGARISTA.
Assim vai a aprendizagem neste país de burros, mas doutores e engenheiros.
Parabéns ao Artolas e a todos os Artolas deste país da era socretina. Já que agora até está na «moda» agraciar os «entrados»......no ensino superior.
Pacóvios da merda!!!
Já agora não se esqueçam de agradecer aos que pagam os impostos, para os lugares «benditos» estarem sempre quentes!!! Cuidado com as hemorróidas!!! Eheheheh!!!!
Vão....dar banho ao cágado!!!!
Estou FARTOOOOOOO!!!!