segunda-feira, junho 22, 2026

Verdade

Existem pessoas
que não procuram a verdade.

Procuram apenas alguém
para validar os próprios erros.

Porque um homem sábio
pode mudar de ideia
quando encontra bons argumentos.

Mas um tolo
transforma a própria ignorância
em identidade.

E quando isso acontece,
nenhuma prova é suficiente.



Sempre!

 Mas a ignorância

quase sempre exige plateia.


O erro de muitos homens

é acreditar

que toda a discussão

merece resposta.


Que toda a provocação

merece atenção.


Que toda a opinião

merece ser combatida.


Mas não. 




Um enorme ser humano.

 Este, sim, muito mais do que um génio da bola. Um enorme ser humano.




Eduardo Galeano

Felizmente há gente que nos faz pensar no sentido da vida.
Difícil de perceber?
Enorme o escritor Eduardo Galeano, uruguaio de nascença, mas universal no pensamento.



Subsídios para poderosos

Em 2022, no governo do fugitivo e potencial arguido António Costa, não foi apenas a Sonae a receber 450 mil euros para "hipoteticamente" "compensar" o aumento do salário mínimo.
A lista é enorme.
Mas, depois de analisarmos os ditos "apoios" de um Costa, fixemo-nos nos lucros das empresas no mesmo ano, 2022.
O Grupo Randstad registou cerca de 929 milhões de euros de lucro líquido. 
O Grupo Sonae terminou o ano com 342 milhões de euros de lucro líquido. 
A ManpowerGroup registou aproximadamente 373,8 milhões de dólares de lucro, qualquer coisa como 350 milhões de euros ao câmbio da época. 
O Grupo Adecco apresentou cerca de 342 milhões de euros de lucro líquido. 
A Iberking registou 8,5 milhões de euros de lucro e a Prio Energy cerca de 1,74 milhões de euros. 
Que maravilhosa doação.
Agradeçam ao Costa.
As "ajudas" dadas a multinacionais, empresas de trabalho temporário, operadores logísticos, cadeias de distribuição e algumas das maiores estruturas empresariais do país dizem bem do que um Costa e os "xuxalistas" gostam de gozar os mais pobres. Castigam os aposentados e os assalariados, atiram uma esmola aos mais desfavorecidos e beneficiam os poderosos.
Nada a estranhar..
Nojento.



Crime compensa

E, em Portugal o crime compensa.
Mais uma prisão suspensa.
Depois dizem que a culpa é dos imigrantes.
Nojentos.



Uma igreja podre

E, mais uma vez a Igreja Católica Apostólica Romana a praticar o contrário do que apregoa.
O caso foi relatado no jornal Tal & Qual e o Doutor João Peres fez difundir.
Há um suposto pároco, não residente no Fundão, de nome VALTER TIAGO SALCEDAS DUARTE mercenário da religião, homem de vicios, ..............................,protegido descaradamente pela sua hierarquia e pelo Ministério Público. E não são coisas boas. Há muito tempo que se aguardam explicações do bispo da Guarda. 
Mas o vigário supremo prefere andar a deitar água a carros elétricos a convite do «religioso» presidente da câmara da Guarda.
O tal que evoca o «santo nome de Deus» a torto e a direito e nem cumpre com as obrigações terrenas - as judiciais.
 Esse tal padre é sócio de uma sociedade comercial, naturalmente sem autorização da sua hierarquia, conduz carros de luxo de que não é proprietário, segurados em nome da sociedade que não realizou o capital social, e mente despudoradamente ao Fisco e à Segurança Social sobre os seus rendimentos. Vive em zona luxuosa da Covilhã. É o «dono do pedaço» até.......CAIR. 
É altura de desmascarar tal falsário.
Será que os poderes instalados vão ter coragem? Duvida-se.
Já se percebeu que o segredo a que se remetem os poderes, todos eles, escondem algo de muito sinistro.



A culpa é sempre dos outros.
A incompetência é generalizada e a culpa é de fatores externos.
Imbecis.



domingo, junho 21, 2026

Um mundial de vergonha

A trapaceira do Trump, com o apoio da canalha da FIFA.
Os Estados Unidos proibiram a entrada de cidadãos da Costa do Marfim, da República Democrática do Congo, do Senegal, do Haiti e do Irã para assistirem aos jogos dos seus países.
Os jogadores do Senegal, Uruguai, Uzbequistão e outros foram revistados ao chegarem a Nova York. E um árbitro somali foi deportado assim que desembarcou em Miami.
"As autoridades não deram nenhuma garantia, pública ou privada, de que os cidadãos que planeavam ir assistir aos jogos estariam em segurança", afirma Carlos de las Heras, da Anistia Internacional.
Lembrar que este torneio decorre após uma abrupta campanha de restrições de vistos e militarização das ruas. E acontecerá enquanto Donald Trump prossegue, apesar de dizer que há acordos, com os seus ataques ilegais ao Irã e a apoiar o genocídio à Faixa de Gaza, Síria e Líbano.
O pedófilo do Trump está a tentar usar esta competição para limpar a sua imagem e vender uma suposta união entre os assistentes, mas nada poderia estar mais longe da verdade. A falta de liberdade de expressão e as políticas de imigração continuam.
Independentemente do que venha a acontecer, há três países que ficaram no pódio e, por esta ordem: Haiti, Cabo Verde e Curaçau.
Depois explicarei a razão.
Para mim, o saber ser, estar e fazer não é nem sapatilhas nem pontapés nas canelas de gatunos, de canalha submissa de negócios. 
É a emancipação dos povos por meio da luta pela independência contra os exploradores.



Sonho americano? Para uns.

"O sonho americano"!
Ver jogo dos pontapés nas canelas numa piscina com uma tela enorme e de alta resolução não é para todos.
Atente-se a um grande pormenor.
Só há "branco".
É o "sonho americano" de poucos.



Genocídio

"Controlamos 60% de Gaza e toda essa área foi destruída. Entramos e destruímos tudo; esse é o nosso modelo e agora fazemos o mesmo no Líbano. Nem um único dos 200 000 libaneses do sul voltará para suas casas." "Não vamos parar de ocupar a Síria, nem o Líbano, nem Gaza."
Israel Katz, ministro da defesa de "Israel", vangloria-se da limpeza étnica em Gaza e assegura que a está a repetir da mesma forma no Líbano.
Este genocida deveria ser capturado pelos seus crimes contra a humanidade.
Fala como se fosse o dono do mundo. 
E os tribunais não prendem este canalha? Houve um julgamento de Nuremberg que estabeleceu as bases do direito penal internacional moderno.
Estudai vampiros, que apoiais tal genocídio.
O julgamento de Nuremberg rompeu o paradigma de que apenas os Estados poderiam ser punidos.
Responsabiliza também os indivíduos que realizam tais crimes.
Aprende, canalha nojenta.



Ricos à força

Na Espanha, um juiz retirou o passaporte à mulher do primeiro-ministro com o argumento de que o facto de ela andar sempre com escolta permite que os polícias que a guardam facilitem uma sua eventual fuga para o estrangeiro.
E a tal ministra da Justiça, que condenou dois marroquinos INOCENTES à cadeia, vai com ela? E os outros ex-primeiros-ministros alegadamente corruptos também vão? Como dizia o outro, os «xuxalistas» querem é ser ricos. Tantos exemplos.





Vices

O alegado agressor de mulheres, mas um misógino encartado, já é vice-presidente.
Acompanham-no o «moedinhas» e um Duarte.





Vai pintar as fuças de todas as cores, incompetente. E limpa as mãos na parede; não há papel higiénico.