terça-feira, janeiro 24, 2012

Políticas de pobreza

Cerca de 3300 alunos já cancelaram a sua inscrição no ensino superior desde o início deste ano lectivo. Os dados dizem respeito a apenas a metade das universidades, ainda que estejam contabilizadas as maiores instituições.
As dificuldades económicas dos estudantes estão na base de muitas das desistências, reconhecem os responsáveis académicos.
A dificuldade de acesso a bolsas de estudo e o aumento das propinas criam ainda mais problemas, alertam as associações estudantis.
A respeito de bolsas, importa referir, que neste momento, ainda há muitos alunos que não receberam quaisquer apoios em termos de bolsas.
Estes 3300 abandonos representam um aumento de 6% face ao registado em igual período do ano passado nas mesmas instituições.
Os dados foram recolhidos unto de sete universidades, metade da oferta nacional, mas incluem as maiores academias.
Só a Universidade de Lisboa concentra mais de um quarto das desistências.
Na Clássica, 870 estudantes pediram o cancelamento da matrícula desde Setembro, um número que é considerado pelos responsáveis da instituição como "ligeiramente superior" face ao registado há um ano.
Fica-se à espera dos números do cancelamento de matrículas no final do ano, pois a crise vai apertar e de que maneira.....a juntar a todas as dificuldades já determinantes no abandono escolar ter em conta o aumento, já anunciado, dos transportes.
De referir que muitos destes abandonos têm igualmente como causa a alteração das regras de atribuição dos escalões, incluindo, em muitos casos, familiares maiores, que que já trabalham, mas que contam para o cálculo do rendimento familiar...... 
E quanto aos outros graus de ensino???
Esperam-se os números se é que alguma vez os iremos obter.... 
Aguarde-se....
Quando há, a acrescentar a TODOS os problemas sociais, ainda prepotências de certos figurantes que se acham donos das instituições, impossibilitando que, jovens que pela cor da pele, ou de etnia,  possam usufruir de certos apoios, com a complacência dos hierárquicos, então TUDO é mais GRAVE....  .
Só que os responsáveis fecham os olhos... E CALAM-SE, E TUDO PERMITEM.... 
Em pleno século XXI, num país da Europa,´a cor da pele e a etnia DETERMINAM o ABANDONO ESCOLAR!!!!
O que eles querem é uma sociedade de analfabetos, dependentes e deliquentes para a seu belo prazer praticarem, a caridadezinha, a violência e a exploração da mão-de-obra....
Um cidadão que não conhece os seus direitos é o que eles desejam....