Sou a favor dos exames no final dos ciclos.
Defendo exames sérios, com objectivos definidos, quer comportamentais quer gerais e planificados de forma a serem um barómetro do que se aprende e não como forma de avaliar o trabalho dos professores e, muito menos, para servirem os famosos e adulterados rankings das escolas.
Mais, sou a favor de exames nas escolas públicas dos alunos do ensino privado.
Sou a favor de exames, para conclusão do secundário, a disciplinas anuais ou bianuais e a introdução de disciplinas semestrais.
Defendo que o acesso ao ensino superior deverá ser feito em função das avaliações obtidas pelos alunos e alunas em duas disciplinas consideradas nucleares por cada curso das faculdades ou institutos politécnicos.
Na minha óptica só haverá melhoria das aprendizagens se forem conhecidas as causas dos vários insucessos. Não há uma única causa do insucesso escolar, há múltiplas. Não é escondendo o insucesso com o facilitismo que o país, a sociedade, será mais exigente com os seus governantes.
Mas tudo isto implica, para além de um novo modelo de avaliar, uma nova estrutura curricular, novas disciplinas, como por exemplo, a aprendizagem do xadrez, da educação musical, da filosofia e das artes desde o 1. ciclo até ao secundário.
Muito mais haveria a expor.
Por enquanto fico-me por aqui!
Posso ter a minha opinião?
Obrigado!