sexta-feira, setembro 16, 2016

Parque escolar



A «FESTA» que MAIS CONTRIBUÍU PARA O DESCALABRO DAS FINANÇAS PORTUGUESAS!
Mais uma vez tudo impune, bem comportados e, no dia da raça vai sair uma medalha de comendador!
Os autores materiais dormem em cima das contas bancárias conseguidas com os foguetes!
Os autores mentais dormem ao som das ondas dos paraísos fiscais...
O POVO PORTUGUÊS TRABALHADOR PAGA OS ROMBOS, ASSALTOS E CORRUPÇÕES...
Houve e há tanta doação... mas ninguém investiga!
PORCA DE JUSTIÇA QUE PERMITES TAIS ASSALTOS!

Um canudo para quê?


Só um quarto?
Com tanto «dinheiro» esbanjado em «oportunidades – novas e velhas» só um quarto tem «canudo»?
Estranho?
Talvez NÃO!
Tirar canudos para quê?
Desemprego?
Trabalhar nas caixas de uma cadeia de supermercado a ganhar menos que o ordenado mínimo nacional? A ser explorado até ao tutano? A trabalhar horas e mais horas?
A ser EXPLORADO num qualquer call center?
Ou por um empresário sem escrúpulos que se imagina o «rei dos escravos» numa qualquer praça do Golfo da Guiné?
Ou a fazer mil e um estágios sem remuneração e os empresários a engordarem com os apoios?
Ou a realizarem acções de formação e mais acções sem interesse nenhum, apenas com ganhos para formadores e instituições?
Ou se tiver empregado sem DIREITO a qualquer valorização profissional!
Os IMBECIS continuam a achar que o «interesse público, económico e de serviço» NÃO É COMPATÍVEL COM A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E COM A APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA.
Sabem lá o que isso significa!
JUÍZES EM CAUSA PRÓPRIA, PARA DEFESA DOS SEUS POSTOS DE COMANDO E A USURPAREM OS LUGARES QUE NÃO LHES PERTENCEM E A AMEALHAREM UM PECÚLIO ROUBADO AOS CONTRIBUINTES!
INCOMPETENTES!
PULHAS DA MERDA!
E quer a corja que o país tenha mais cidadãos com «canudo»?
VIGARISTAS!
MENTIROSOS! 

quinta-feira, setembro 15, 2016

Os Ninguéns


As pulgas sonham em comprar um cão, e os ninguéns com deixar a pobreza, que em algum dia mágico de sorte chova a boa sorte a cântaros; mas a boa sorte não chova ontem, nem hoje, nem amanhã, nem nunca, nem uma chuvinha cai do céu da boa sorte, por mais que os ninguéns a chamem e mesmo que a mão esquerda coce, ou se levantem com o pé direito, ou comecem o ano mudando de vassoura.
Os ninguéns: os filhos de ninguém, os dono de nada.
Os ninguéns: os nenhuns, correndo soltos, morrendo a vida, fodidos e mal pagos:
Que não são embora sejam.
Que não falam idiomas, falam dialectos.
Que não praticam religiões, praticam superstições.
Que não fazem arte, fazem artesanato.
Que não são seres humanos, são recursos humanos.
Que não tem cultura, têm folclore.
Que não têm cara, têm braços.
Que não têm nome, têm número.
Que não aparecem na história universal, aparecem nas páginas policiais da imprensa local.
Os ninguéns, que custam menos do que a bala que os mata.

Eduardo Galeano

Em “O Livro dos Abraços”.

MARAVILHOSO!

quarta-feira, setembro 14, 2016

Lobistas

 
Depois da tomada de decisão da Comissão Europeia relativamente a um Barroso, a quem foi atribuído o cognome de «lobista» e pior, retiradas todas as mordomias que o «abutre» possuía como ex presidente da comissão, eis que a Assembleia da República «decidiu» avançar antes que alguém os venha a acusar de alguma coisa…
HIPÓCRITAS!
Se por um acaso fosse preciso provar o quer que seja…
LOBISTAS E GLUTÕES!
Quem se esquece das vírgulas? Quem se esquece dos alçapões e esquinas das leis para mais tarde gabinetes de advogados retirarem os devidos proveitos ou emitirem pareceres…
Estão por aí TODOS disseminados como malária!
Os mosquitos esperam ansiosamente pelo ataque à vítima, pendurados como molas de roupa, nos cordões dos agiotas… 
É a teoria do «leopardo» no seu pior...
FINGIR QUE SE FAZ PARA FICAR TUDO NA MESMA!

A vitimização

 
Uma das técnicas «maoistas» na «praxis» política é a vitimização do covarde!
O covarde veste a pele de vítima e procura encontrar nos inimigos a imagem que perdeu, julgando-os semelhantes e colaboradores na estratégia de preparar a sua salvação…
É uma técnica muito utilizada em tempos de contra revolução e bem definida e esquematizada no «livrinho vermelho»!
As pessoas que se posicionam no papel de vítima buscam sempre um salvador externo que lhes resgate da desgraça que estão vivendo ou passando como se fosse um conto de fadas. São pessoas que têm uma visão distorcida da realidade, no entanto, idealizam a vida dos outros e não observam com objectividade sua própria existência. Observam sua realidade pessoal a partir daquilo que não possuem e perdem de vista tudo o que possuem. Vivem com frustração porque se consideram vítimas do destino por não conseguirem um determinado objectivo.
Cuidado com os lobos que vestem peles de cordeiro e se misturam com a carneirada!
 

terça-feira, setembro 13, 2016

Quando se acaba com a mama?

 
A Fundação O Século – Uma Fábrica de Amor –  parece ser, na opinião de alguns funcionários, um local de cunhas e tachos.
A instituição parece estar referenciada com “uma gestão completamente danosa” e que daí resultou, entre outras coisas, ordenados em atraso.
Largamente financiada por dinheiros públicos – quer da Segurança Social, ou de outros apoios semelhantes – a instituição encontra-se em atraso com pagamentos de subsídios, que deveriam ter sido pagos há vários meses.
De acordo com um documento já divulgado publicamente, acusam o presidente da instituição, Emanuel Martins, de ter colocado vários familiares em posições-chave.
Contactada a fundação, fonte oficial informou que a fundação “esteve para fechar em 2012” mas “foi eleita nova administração com o propósito de evitar o encerramento de uma instituição que perfaz 90 anos no próximo ano de 2017”.
Não atribuiu, contudo, a má gestão como causa, mas sim o facto da fundação estar “espoliada do seu financiador natural, a Feira Popular de Lisboa, e da receita de 2.600.000€/ano que a Câmara Municipal de Lisboa se responsabilizou a pagar, e que incumpriu desde 2010.”
Em relação aos pagamentos,  a mesma fonte confirmou que “face à debilidade da tesouraria a Fundação informou antecipadamente a todos os trabalhadores a sua impossibilidade de proceder ao pagamento do subsidio de férias na data de 15 de Junho, procurando fazê-lo o mais cedo que lhe fosse possível”.
O subsídio de férias foi pago no início de Setembro e o ordenado de Agosto foi também ele pago com uma semana de atraso. Os funcionários vivem um clima de incerteza a cada mês que passa. 

A família do presidente
De acordo com informações obtidas, existem vários familiares do presidente da fundação, Emanuel Martins, a saber:

a) Secretária do Presidente: Cláudia Martins, filha,
b) Diretor Geral: Carlos Mártires, enteado,
c) Responsável de Armazém: Mário Martins, filho
d) Responsável do Takeaway: Carla Teixeira, nora.
e) Nutricionista: Vanessa Fernandes, nora
f) Responsável de Manutenção: Nuno Mártires, enteado
g) Seguros do Século / Equipe de limpezas: Fernanda Martins,, esposa

Esta é mais uma de entre muitas que, por ser uma entidade com uma grande percentagem de financiamentos públicos, as respostas deveriam ser dadas obrigatoriamente em tempo útil.
Só que não o fazem!
Escondem-se!

A Hipocrisia

 
Quando não se tem vergonha todo o mundo é da corja….
Refilaram contra a presença de de certos partidos na farsa do congresso do MPLA em Angola…
Agora, «juntam-se» a partidos de direita …
É a máxima maoista/leninista ao afirmar que estabelecer acordos com os fascistas é uma das muitas formas de derrubar o «inimigo»…
Mas que companhia arranjaram...

Tudo parece calmo...num reino podre!

 
Curiosamente, ou não, os sindicatos não falam da fraude.
É que a ser verdade, o que a comunicação social vai dizendo sobre o concurso de professores há muito que já devia estar nomeada uma comissão de inquérito parlamentar à actuação do Ministério da Educação e a certos directores que, pelo que vem sendo publicado, guardaram na gaveta horários para os «amig@s»!
GRAVE, DEMASIADO GRAVE!
É o regabofe do costume num país de burlões, gatunos e corruptos.

Serviçais

 
Com esta decisão o governo quer por um lado promover a incompetência e, por outro pagar menos aos funcionários.
Nada se estranha nesta geringonça que privilegia a incompetência.
Desde antigos auxiliares de limpeza promovidos a chefes de serviços tudo, mas tudo, é possível em tais tacanhas mentes…
As antigas «mulheres da limpeza» passam a gerir serviços e, serviços de responsabilidade!
Basta o 12.º ano feito num qualquer curso «socratino» de Novas Oportunidades e, de preferência com cadeiras feitas ao domingo, à hora da missa, ou por subidas via vaginal…
Ainda se fossem competentes…
Mas pelo contrário.
É assim que se quer qualificar a administração pública?
INCOMPETENTES ATRAEM INCOMPETENTES!
É o interesse público, económico e de serviço, sua grande vaca!

segunda-feira, setembro 12, 2016

Crónica


Rudes, ignorantes, tiranetes, e outros que tais

A propósito de mais um aniversário de António Lobo Antunes, lembrei-me de que o psiquiatra e escritor já em 1991 confessava a sua desconfiança visceral dos políticos e dos militares: “O desejo de servir os outros será assim tão puro? Vejo a forma como lutam pelo poder, quase histérica. Nunca estão perto de nós, servimos para votar e, nos intervalos, com extrema arrogância, falam em nosso nome».

Vem isto a propósito de certos comentários ressabiados que Álvaro Amaro terá feito numa reunião de câmara a propósito das críticas que vai ouvindo sobre a «sua» gestão camarária. Álvaro Amaro não sabe e já se percebeu que nunca saberá o que é uma democracia. Para ele, a liberdade de pensar é puro niilismo ou perversidade. Homem detentor de pouca ou de nenhuma cultura é, sem o saber, um defensor do quietismo de Fénelon, filosofia em que a ação representa um erro. O desejo de alguém agir ou de reagir ofende o deus, deus esse que é o único que tem esse direito. E o único deus que Álvaro Amaro imagina a andar por aí é a si próprio. Uma espécie de Nicolas Maduro em ponto pequeno. Ou, para sermos mais geográficos, à moda da Guarda.

A política do interesse próprio serve e serviu de teta, colidindo com o princípio de que todos na vida pública têm obrigatoriamente de prestar contas sempre que são questionados, e não apenas de 4 em 4 anos. De preferência com humildade e cortesia.

Um tiranete esquece-se facilmente que na vida política os cargos desempenhados por eleição são passageiros e efémeros. Não percebe que quando alguém diz não, isso não significa forçosamente uma intenção de bloqueio ou obstrução, mas tão só a manifestação de uma opinião diferente. Ninguém é dono da palavra e muito menos da razão.

Alguém dizia que o poder sem moral se transforma em tirania. Que esta é a autoridade sem equilíbrio. Para um tiranete de terceira categoria, uma espécie de homo sapiens cafajesties modernus amante da volúpia e do egoísmo, o poder é materialmente conferido pelos votos, mas sem qualquer sujeição ao conceito democrático de reversível delegação de competências para gestão de assuntos dos outros, de preferência bem.

Se o tiranete é ignorante, julga que são apenas os eleitos que pensam. E que só a eles compete decidir. Não percebe que pensamento e decisão se distinguem pelas consequências do ato, e que o ato gera responsabilidade sendo por isso passível de crítica.

Se para mais o tiranete é bruto, transforma-se numa metástase daquela peregrina ideia de Cavaco, segundo a qual «nunca me engano e raramente tenho dúvidas»! A verdade é que tem, como toda a gente. Só que não sabe. E por isso não sei se é mais grave o seu desconhecimento dessa realidade ou a simples falta de perceção do mal que a sua petulância espalha. Talvez por isso, compensa a intolerância com demagogia.

Os demagogos utilizam e viciam os seus discursos com frases do género «eu fui eleito para fazer isto avançar e não para fazer parar». Avançar? Parar? A demagogia é a capacidade de vestir ideias menores com palavras maiores. Para um demagogo, um político brilhante é aquele que não tem tempo de fazer o seu trabalho para poder falar do muito que faz. Um demagogo que se preze é por isso ainda mais perigoso e desprezível do que um fundamentalista. Ao menos, este, tem fé. O demagogo, nunca! E, não a tendo, tem de compensar com qualquer coisinha. Precisa pelo menos de alguma sabedoria, sob pena de cair no ridículo. Que é aquilo que diferencia um tiranete de um tirano a sério.

Álvaro Amaro esquece-se, na sua ignorância destes princípios basilares, que aqueles a quem denomina de «infelizes da política» nunca precisaram dela para viver ou para fazerem viver amigos e familiares. Para ele a cidadania é uma espécie de vírus que não pode nem deve infetar a sociedade. Prefere sempre um mar calmo, mesmo que daí não nasça bom marinheiro. Mais importante do que isso, esquece-se que um cidadão até pode vir a ser um dia, por uma improvável conjugação dos astros, presidente de uma câmara qualquer. O que não significa que o inverso seja forçosamente verdade.
 
(Crónica jornal O Interior - 7 de Setembro 2016)

Outro que tal...

 
Alguém já se questionou sobre a pouca procura de determinados institutos?
NÃO SE AVALIA NADA?
NÃO SÃO PUBLICADAS AS AVALIAÇÕES?
É QUE NÃO SEI SE SABEM QUE TODA A REBALDARIA É PAGA COM DINHEIRO DOS CONTRIBUINTES!
É fartar vilanagem!

Os negócios dos incêndios

 
Sem grandes ondas nem confusões TUDO se vai esclarecendo sobre … incêndios!
OS NEGÓCIOS, que os COVARDES não falam, começam a ficar claros, sem que nada nem ninguém tanha mexido na «ignição»!
Mas ainda se vai saber muito e muito mais…
Deixem-nos pousar… ou cair de podres, que vai dar no mesmo!
Eu disse negócios...
Há muitos mais interesses... e interessados!
A seu tempo... sem pressas!

As tetas

 
Esperava-se uma tomada de posição da CE!
Finalmente, a custo, chegou!
O retracto do figurante fica ainda mais nítido…
Só não percebe quem não quer…
Desde serviçal na cimeira das Lages a servir chá, café e laranjada até ao lugar de chefe de esquina na CE foi um passo!
Um passo pensado e meditado!
Foi o «camarada» elevado à categoria de «BOSS»!
Engordou e fez pela vidinha….
Saiu para ser contratado pela prestigiada, honesta e prestamista Goldman Sachs … não se esquecendo de levar consigo a carteira de clientes e contactos…
O telefone não pára … contactos mais que muitos…
Assim se faz um canalha, não é camarada Mao?
O «livrinho vermelho» com o tempo passou a «laranja»!
Só que é preferível e mais honrado comer areia do deserto do que laranja do Egipto!
 

A Quinta


A exemplo dos anos anteriores, a colocação de alunos no Instituto Politécnico da Guarda (IPG), bem como na sucursal de Hotelaria de Seia, é reveladora do caos que reina na «quinta» do Zambito!
Há muito que era necessário fazer uma limpeza a toda a incompetência que reina na «quinta»!
A produção de nabos é mais que muita, logo o desprestígio da instituição deve-o à incompetência instalada, que não é de agora mas remonta aos tempos da sua formação, com erros e mais erros que levaram ao estado caótica em que se encontra.
Sobrinhos, afilhados e compadrios desde sempre que encheram as tocas da parasitagem!
Não me venham com a cantilena da interioridade!
Só serve para enganar totós!
Não me venham com a questão da natalidade, outra conversa da tanga!
Ponham os olhos na Universidade da Beira Interior e noutros institutos do interior…
Aprendam e sejam PROFISSIONAIS E HONESTOS!
Todos os anos é o mesmo… e as colocações deste ano não são, em nada, diferentes dos anos anteriores….
O IPG tem 339 vagas ainda por preencher…
Em Animação Cultural foram colocados … 2 alunos!
Quanto à Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em Contabilidade foram colocados 3 alunos, em Design de Equipamento 2 colocados, em Energia e Ambiente 3 alunos, em Engenharia Civil 0 (zero) alunos, em Engenharia Informática 11 alunos…. Em Engenharia Topográfica 0 (ZERO) alunos!
Já na Escola Superior de Turismo e Hotelaria, de Seia, em Restauração e Catering colocados 5 alunos!
Quanto às avaliações dos alunos são das mais baixas a nível nacional!
Uma quinta mal gerida e sem futuro só podia ter o fim trágico que se anuncia!
Um pesticida que faça a purga e a desparasitação de tudo, mas mesmo tudo!
Não sei é se ainda há remédio...