Mostrar mensagens com a etiqueta Educação. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Educação. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, novembro 10, 2016

Uma oprtunidade única


Não percam a oportunidade de ver a SUPER LUA!
UM ESPECTÁCULO ÚNICO!
Pena se o tempo não ajudar....

 

segunda-feira, setembro 12, 2016

Outro que tal...

 
Alguém já se questionou sobre a pouca procura de determinados institutos?
NÃO SE AVALIA NADA?
NÃO SÃO PUBLICADAS AS AVALIAÇÕES?
É QUE NÃO SEI SE SABEM QUE TODA A REBALDARIA É PAGA COM DINHEIRO DOS CONTRIBUINTES!
É fartar vilanagem!

sexta-feira, agosto 19, 2016

Imunidade ou Impunidade?



O caso de Ponte de Sor em que dois gémeos, filhos do embaixador do Iraque, são acusados de agredirem, barbaramente, um jovem com 15 anos levanta problemas sérios no que se refere à «imunidade» dita diplomática.
Não sei, nem agora interessa para o caso, como tudo começou.
Sabemos que há um jovem em perigo de vida no Hospital de Santa Maria, em Lisboa!
Sei, isso sei, que nada me parece normal que a imunidade diplomática possa possibilitar a que menores conduzam automóveis e, que estes sejam do Corpo Diplomático! 
Logo a salvo de qualquer acção policial quer no controlo de pessoas e no transporte de tudo e mais alguma coisa…
Do que sei, e isso sei, é que os jovens, presumivelmente agressores, estudam numa escola de aviação em Ponte Sor…
Ou seja, têm deveres para com um país que os acolheu e lhe possibilita uma aprendizagem!
DISSO EU SEI!
Também sei, que neste nosso(?) país há regras e leis que TODOS, independentemente do que sejam, NÃO PODEM deixar de cumprir… como por exemplo, conduzir carros já que não estão habilitados a fazerem-no e, a perturbarem a ordem pública por muito que isso nem já as autoridades ligam…
HÁ IMUNIDADE OU SERÁ MAIS IMPUNIDADE?
A mim, parece-me que sim!
PERIGOSO!

Em vez de se meterem com as «Burkas» procurem resposta para prepotências que, essas sim, são bem mais perigosas!

terça-feira, agosto 09, 2016

QUEM AGUENTA?


Dois factos a realçar pela negativa…
Mais de 31 mil docentes abandonaram o ensino…
Falta saber se emigraram, se se deslocalizaram para o privado, se foram empurrados para horários zero ou simplesmente… foram para a reforma!
IMPORTAVA SABER!
Depois, e face aos variados e volumosos apoios que têm recebido os colégios aumentaram QUATRO VEZES MAIS o número de docentes…
ELUCIDATIVO E ESCLARECEDOR!
A VERDADE DEMORA A CHEGAR, MAS CHEGA!

HIPÓCRITAS!

quarta-feira, julho 06, 2016

É a «evolução demográfica», ESTÚPIDO!

A secretária de estado, a que tem os filhos em colégios privados, veio dizer que há uma «projecção» para uma redução de mil turmas para o próximo ano lectivo…
Ficou-se sem saber a que nível de ensino se refere…
Mas do que a senhora secretária afirmou, ficou-se a saber que o ministério da educação já cruza dados…
EXCELENTE INFORMAÇÃO!
Desse cruzamento de dados já foram «caçadas» turmas fantasmas nos … colégios!
SERÁ SÓ NOS COLÉGIOS?
CRUZE BEM!
De preferência alto, com peso e medida…
Entendeu?

terça-feira, abril 12, 2016

Galileu


12 de Abril de 1633: Começa o processo da Inquisição contra Galileu Galilei.
Aqui chegados lembro-me sempre do poema Galileu de António Gedeão, o professor Rómulo de Carvalho.
DELICIOSO!
Cada vez que o ouço emociono-me Galileu...
Sei lá... coisas que nem a ciência sabe explicar.
Obrigado Galileu pelas coisas que me ensinaste....
Senhor@s professor@s falem disso aos voss@s alun@s!
 
 

 

quinta-feira, março 24, 2016

terça-feira, setembro 22, 2015

O papel da família



A família surge no desenvolvimento humano como um factor protectivo mas, igualmente, como um factor de risco. Esta aparente ambiguidade é justificada quando se considera a família como um grupo social básico da pessoa, cuja função e estrutura são determinantes no seu desenvolvimento. As relações entre pais e filhos são caracterizadas por uma enorme complexidade, sendo, então, indispensável a promoção, por parte dos responsáveis pelo desenvolvimento, de um ambiente incentivador, protectivo e seguro, no qual as pessoas possam fazer as aprendizagens e desenvolverem-se.
Será que perceberam?

segunda-feira, maio 25, 2015

Ó CALINAS



 
FREQUENTASTES?
 
Isto é um excerto do questionário OTES-Observatório de Trajectos de Estudantes do Ensino Secundário, feito pela DGEEC- Direcção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, que está a ser aplicado a todos os alunos que completam agora o 12° ano.
Mas quem se pode admirar?
Não há por aí uns políticos a dizerem «cidadões»? Entre eles até há um Cavaco!
Do ministério dito da «Educação» tudo é possível!
ACÉFALOS!
E fala a corja em chumbos de professores na «prova» de aferição!...
E eles?
DEMITAM-SE SEUS ASININOS!

domingo, março 08, 2015

Barbárie

Renascença V+Ver todos os videos
Terroristas continuam a destruir cidades históricas no Iraque

Rádio RenasceçaMais informação sobre este video
A barbárie cultural que um bando de assassinos está a perpetrar no Iraque deveria ser denunciada e combatida por TODOS!
Só que os mesmos que ajudaram a que esta corja de assassinos crescesse e se tornasse naquilo que hoje é, cala-se, assobia para o lado e cospe para o ar.
Não percebem quão repugnante é a destruição de uma cultura?
MUNDO CÃO QUE NEM A CULTURA RESPEITA!  

sábado, novembro 22, 2014

NÃO DEVE FALTAR MUITO PARA QUE ESTA PIADA PASSE A SER UMA VERDADE.


Numa manhã, a professora   pergunta ao aluno:
- Diz-me lá quem escreveu "Os Lusíadas"?
O aluno, a   gaguejar, responde:
- Não sei, Sra. Professora, mas eu não fui.
E começa   a chorar. A professora, furiosa, diz-lhe:
- Pois então, de tarde, quero falar com o teu pai.
Em conversa com o pai, a professora faz-lhe queixa:
- Não percebo o seu filho. Perguntei-lhe quem escreveu "Os   Lusíadas" e ele respondeu-me que não sabia, que não foi ele...
Diz o   pai:
- Bem, ele não costuma ser mentiroso, se diz que não foi ele, é porque  não foi. Já se fosse o irmão...
Irritada com tanta ignorância, a professora   resolve ir para casa e, na passagem pelo posto local da G.N.R., diz-lhe o   comandante:
- Parece que o dia não lhe correu muito bem...
- Pois não,   imagine que perguntei a um aluno quem escreveu "Os Lusíadas" respondeu-me que   não sabia, que não foi ele, e começou a chorar.
O comandante do posto:
- Não se preocupe. Chamamos cá o miúdo, damos-lhe um "aperto", vai ver que ele   confessa tudo!
Com os cabelos em pé, a professora chega a casa e encontra o   marido sentado no sofá, a ler o jornal. Pergunta-lhe este:
- Então o dia   correu bem?
- Ora, deixa-me cá ver. Hoje perguntei a um aluno quem escreveu   "Os Lusíadas".
Começou a gaguejar, que não sabia, que não tinha sido ele, e   pôs-se a chorar. O pai diz-me que ele não costuma ser
mentiroso. O   comandante da G.N.R. quer chamá-lo e obrigá-lo a confessar. Que hei-de fazer a isto?
O marido, confortando-a:
- Olha, esquece. Janta, dorme e amanhã   tudo se resolve. Vais ver que se calhar foste tu e já não te lembras...!

quinta-feira, setembro 25, 2014

Leituras

Não me parece que o mundo empresarial, pelo menos a curto prazo, esteja muito preocupado com ter falta de mão-de-obra.
Em primeiro lugar, tem havido um programa substancial de produção offshore nos últimos 30 anos. Não só de trabalho manual mas também de análise de dados.
Pelo mundo fora há muita mão-de-obra barata.
Há pouco tempo, a IBM anunciou incentivos para tentar levar o seu pessoal, norte-americano, a mudar-se para a Índia, onde poderiam viver com salários mais reduzidos.
Mas as elites partem do princípio de que poderão manter uma mão-de-obra suficientemente vasta como uma parte menor da população, aquilo que Marx chamava de exército industrial de reserva.
Pois é, depois ainda dizem que o filósofo está desactualizado.
Querem é que se esqueça a importância ACTUAL DA SUA TEORIA!
Mas, importa relacionar tudo isto, com a opinião que tais elites pensam sobre a educação pública.
Os desenvolvimentos que têm ocorrido fazem TODOS parte de um grande esforço para MINAR a educação pública por completo, basicamente para a privatizar, o que seria uma grande benesse para o poder privado.
O poder privado NÃO GOSTA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, por vários motivos.
Um é o princípio no qual se baseia a educação pública, que é ameaçador para o poder.
A EDUCAÇÃO PÚBLICA BASEIA-SE NUM PRINCÍPIO DA SOLIDARIEDADE.
Um verdadeiro cidadão deve SENTIR QUE DEVE PAGAR para que TODAS as crianças possam ir à escola.
A APRENDIZAGEM FORMAL É UM INVESTIMENTO DE UM POVO.
Tudo isto, é contrário à doutrina de que devemos simplesmente cuidar de nós mesmos e deixar que todos os outros se DANEM, um princípio básico das regras empresariais.
A educação pública é uma ameaça a esse sistema de crenças porque pressupõe um sentido de solidariedade, de comunidade, de apoio mútuo.
O mesmo se aplica à Segurança Social, ao Serviço Nacional de Saúde e outros serviços que DEVEM caber no que se designa por SOLIDARIEDADE.
Existe um esforço ardente para DESTRUIR a Segurança Social, ainda que não existam justificações económicas para o fazer, pelo menos que sejam justificativas.
MAS A GULA DAS SEGURADORAS É INCOMENSURÁVEL. E, a essa gula não resistem partidos de direita e os pseudo socialistas.
Mas a Educação Pública e a Segurança Social são resíduos de uma concepção perigosa de que estamos todos no mesmo barco e que temos de colaborar para criar melhores condições de vida e um futuro melhor.
Quando se está a tentar maximizar os lucros ou o consumo, a colaboração passa a ideia errada. Tem de ser escorraçada das mentes das pessoas.
A SOLIDARIEDADE dificulta o controlo das pessoas e impede-as de serem objectos passivos do poder privado.
Por isso, é preciso ter um sistema de propaganda que anule quaisquer desvios ao princípio da subjugação aos sistemas de poder.
IMPORTA ter consciência que há grandes esforços para substituir as escolas públicas por sistemas semiprivados (vide o caso da PARQUE ESCOLAR, da «festa» da «dona Lurdinhas», ministra de Sócrates e do Partido Socialista, e continuada por [C]rato, Coelho & Portinhas!), que continuariam (continuam!) a ser sustentados pelo público mas seriam geridos de forma mais ou menos privada, como é o caso das escolas subvencionadas.
Não há quaisquer provas que sejam melhores.
Tanto quanto se sabe, SÃO ATÉ PIORES EM TODOS OS ASPECTOS!
Mas, esta privatização das escolas MINA a solidariedade e o apoio mútuo – ideias perigosas que prejudicam o poder concentrado.


Bibliografia:

- CHOMSKY, Noam, MUDAR O MUNDO. Lisboa, Bertrand Editora, 2014.

sexta-feira, setembro 19, 2014

Isto já cheira mal


Agora, pegou, definitivamente, em moda a mania do PEDIR DESCULPA, por parte da governança da BOA PANÇA!
A televisão pimba pode voltar a emitir o «programa» saloio, bacoco para atrasados mentais do ... «PERDOA-ME»!
Agora só com a quadrilha do desgoverno!
Era um sucesso…
Ou será que em vez do «perdoa-me» seria melhor o … «NA CAMA COM …»?
Mais estúpido ainda. 
Ou será que a (re)leitura do Freud seria absolutamente imprescindível, para entender certos actos e práticas sadomasoquistas?
A reflectir…

terça-feira, setembro 09, 2014

Ainda há muito caminho a fazer...

Em 1960, no Canadá, aquando da realização da 2.ª Conferência Internacional sobre Educação de Adultos, promovida pela UNESCO, os vários membros presentes salientavam a necessidade de erradicar o analfabetismo. Para tal, a conferência fazia um apelo sério a que os governos de TODOS os países elaborassem um plano de erradicação do analfabetismo.
Sugeria-se, igualmente, a criação de um fundo financeiro para aplicação do plano de erradicação do analfabetismo.
Mais tarde, em Tóquio, em 1972, aquando da realização da 3.ª Conferência sobre Educação de Adultos, de novo promovida pela UNESCO, constatava-se que a recomendação saída da conferência do Canadá, DOZE ANOS antes não tinha atingido os objectivos pretendidos. Proponha-se que a alfabetização devia socorrer-se de práticas participativas e críticas, valorizando os recursos educativos das comunidades. Cumulativamente, reconhecia-se que o analfabetismo não era um problema exclusivo dos países sócio – economicamente desfavorecidos mas que, nos países ditos desenvolvidos, também existiam bolsas de analfabetos, especialmente de analfabetos funcionais, sendo que a conferência era unânime em apontar, sem apelo nem agravo, a culpa à instituição Escola.
Hodiernamente, TRINTA ANOS APÓS todas as «boas intenções» proferidas e exaradas em actas, subscritas por quase todos os países do mundo, a realidade é ainda preocupante.      
Apesar das melhorias significativas nas taxas de alfabetização a nível mundial, hoje ainda há 781 milhões de pessoas que não sabem ler nem escrever, entre as quais estão 126 milhões de jovens. As mulheres constituem dois terços da população analfabeta, de acordo com os dados publicados pelo Instituto de Estatística da UNESCO (UIS), por ocasião do Dia Internacional da Alfabetização.
A melhoria da situação é evidenciada quando se compara as taxas de alfabetismo da população adulta (84,3% no total da população com mais de 15 anos) com as da população jovem (89,4% do total de jovens entre os 15 e os 24 anos). Além disso, os dados evidenciam que quando aumenta a taxa de alfabetização, diminui a proporção de população a viver em situação de pobreza.
Quando se olha para Portugal, conclui-se que há MEIO MILHÃO DE ANALFABETOS, de acordo com os dados dos Censos de 2011. Correspondem a 5% da população, com uma maior proporção do lado das mulheres (6,8% do total da população), do que dos homens (3,5%). A UNESCO coloca-nos na 40ª posição no total de 157 países, apontando para que 67,6% da população analfabeta em Portugal seja do sexo feminino. Já no que aos jovens diz respeito, tal como Portugal, mais de metade dos 200 países analisados tem uma taxa de alfabetismo igual ou superior a 95%. 
Dos 126 milhões de jovens analfabetos com idades entre os 15 e os 24 anos, cerca de nove em 10 vivem numa de duas regiões: Ásia Ocidental e do Sul ou África Subsariana.
As diferenças entre os dois sexos, a nível mundial, têm vindo a diminuir quando se olha para a alfabetização da população jovem. Em 2012, 87% das raparigas tinham competências básicas de alfabetização, comparando com 92% dos homens - concluiu-se que três em cada cinco jovens analfabetos são mulheres.
"Quando os níveis de alfabetização das mulheres jovens estão, persistentemente, abaixo dos homens, isso evidencia uma verdadeira questão de direitos humanos, pois em alguns países é negado às raparigas o direito básico de acesso à educação devido ao seu género", sublinha a UNESCO.
Entre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, definidos em 2000, está precisamente a diminuição para metade da taxa de analfabetismo da população mundial, a atingir já no próximo ano.
Será que há vontade política para alcançar tal objectivo?
Ter especial atenção ao estudo da UNESCO, eminentemente humanista, e confrontá-lo com as perspectivas economicistas, pragmáticas, de outras organizações como a OCDE e, com a posição híbrida da União Europeia sobre o tema do analfabetismo, e da sua importância como parte do todo que é a Educação de Adultos.

quinta-feira, agosto 28, 2014

Os que nos ajudam a perceber melhor o mundo

A 28 de Agosto de 1749 nascia em Frankfurt o expoente máximo da cultura alemã, Johann Wolfgang von Goethe.
Goethe deixou-nos obras de um valor literário inigualável, influenciando de forma muito marcada toda a literatura mundial.
Obras como Fausto, Os Sofrimentos do Jovem Werther ou o Aprendiz de Feiticeiro, entre muitas outras, marcaram para sempre a literatura mundial.
Um pensamento de Goethe que nos ajuda a perceber melhor o mundo:
«Nada é mais repugnante que a maioria, pois ela compõe-se de uns poucos antecessores enérgicos; velhacos que se acomodam; de fracos que se assimilam, e da massa que vai atrás de rastros, sem nem de longe saber o que quer».
LEITURA OBRIGATÓRIA!

quinta-feira, agosto 21, 2014

Um filme para ser visto

«Cordas» o melhor filme de animação.
Cordas, ganhou o Prémio Goya 2014, na categoria de Melhor Curta Metragem de Animação espanhol.
É a história de uma menina doce que vive num orfanato, e que criou uma ligação muito especial com um novo colega de classe que sofre de paralisia cerebral. 
São dez minutos de pura emoção! 
Que seja o filme mais visto pelos nossos filhos e também por educadores.
Alguns bem precisam.
Esquecem-se que a escola é INCLUSIVA!
Obrigado a todas as Marias deste mundo!


domingo, agosto 17, 2014

O tamanho do universo


E se parasses para ver este excepcional vídeo?
São só um pouco mais de 4 minutos.
O que é isso no tamanho de um universo?

A natureza é assim


Comentários?
São necessários?