Mostrar mensagens com a etiqueta Conhecimento. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Conhecimento. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, maio 03, 2017

Chuva de estrelas


http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/o-melhor-dia-para-ver-a-maior-chuva-de-estrelas-da-primavera-este-sabado
A não perder!
Quem estiver pelo interior do país tem mais hipóteses de ver o fenómeno.
Aproveitem!

quinta-feira, novembro 10, 2016

Uma oprtunidade única


Não percam a oportunidade de ver a SUPER LUA!
UM ESPECTÁCULO ÚNICO!
Pena se o tempo não ajudar....

 

terça-feira, agosto 30, 2016

Lucy, o nosso antepassado mais antigo


http://greensavers.sapo.pt/2016/08/29/lucy-o-nosso-antepassado-mais-antigo-morreu-ao-cair-de-uma-arvore-dizem-os-cientistas/
 
De passo em passo se constrói o conhecimento...
As peças do puzzle começam a encaixar.
Um excelente artigo que nos ajuda a sair da ignorância!
A não perder!
E tudo começou na África, se dúvidas houvesse...

quarta-feira, julho 27, 2016

terça-feira, abril 12, 2016

Galileu


12 de Abril de 1633: Começa o processo da Inquisição contra Galileu Galilei.
Aqui chegados lembro-me sempre do poema Galileu de António Gedeão, o professor Rómulo de Carvalho.
DELICIOSO!
Cada vez que o ouço emociono-me Galileu...
Sei lá... coisas que nem a ciência sabe explicar.
Obrigado Galileu pelas coisas que me ensinaste....
Senhor@s professor@s falem disso aos voss@s alun@s!
 
 

 

sexta-feira, março 25, 2016

Descoberta preocupante

A Lua mudou de eixo e os vulcões podem ter sido uma das causas.
Um novo estudo financiado pela NASA mostra que há três mil milhões de anos a Lua mudou o seu eixo de rotação em cerca de cinco graus, o que alterou a face visível a partir da Terra.
Esta é a primeira evidência física de que a Lua atravessou uma mudança de orientação dramática e indica que muito do gelo polar tem milhares de milhões de anos. 
Um dos coautores do estudo calcula que a mudança se deveu a alterações significativas da massa da Lua, com a concentração de material radioativo a aquecer o manto lunar e a causar a reorientação. Esse aquecimento pode ter acusado as manchas ainda visíveis na superfície do satélite natural da Terra e a que muitos chamam "o homem da Lua".

Recentemente a NASA divulgou um vídeo que mostra toda a Lua, realizado a partir de uma compilação de imagens e desmontando alguns mitos que se mantinham sobre a face oculta do astro.

domingo, janeiro 10, 2016

Um pensamento


Confúcio quatro séculos antes de Cristo disse esta coisa fantástica: «A natureza dos Homens é a mesma, são os seus hábitos que os mantêm separados»!
Olhem à vossa volta e....
VOILÁ!

segunda-feira, outubro 26, 2015

Atraso civilizacional

 
O concelho de Celorico da Beira é, em muitos aspectos, o concelho mais atrasado e menos desenvolvido do distrito da Guarda.
A agravar a situação ficou-se a saber que não possui biblioteca escolar.
Como se pode desenvolver um concelho onde o conhecimento é privilégio de uns poucos?

domingo, março 08, 2015

Barbárie

Renascença V+Ver todos os videos
Terroristas continuam a destruir cidades históricas no Iraque

Rádio RenasceçaMais informação sobre este video
A barbárie cultural que um bando de assassinos está a perpetrar no Iraque deveria ser denunciada e combatida por TODOS!
Só que os mesmos que ajudaram a que esta corja de assassinos crescesse e se tornasse naquilo que hoje é, cala-se, assobia para o lado e cospe para o ar.
Não percebem quão repugnante é a destruição de uma cultura?
MUNDO CÃO QUE NEM A CULTURA RESPEITA!  

sexta-feira, dezembro 26, 2014

Maravilhoso

ESTAMBUL. Dimitrie Cantemir: "El libro de la ciencia de la música" - Concierto de Jordi Savall


Dimitri Cantemir (1673-1723) compôs "O Livro da Ciência da Música", que dedicou ao sultão Ahmed III. 
As músicas otomanas em diálogo com as tradições arménias, gregas e sefarditas.
IMPERDÍVEL!

domingo, novembro 02, 2014

Aprendizagem on-line

Uma página de muito interesse didáctico.
Ou como com a Internet se aprende e MUITO!
Só que, alguns acéfalos mandões acham que não.
Que fazer?
ESCÓRIA!

quinta-feira, setembro 25, 2014

Leituras

Não me parece que o mundo empresarial, pelo menos a curto prazo, esteja muito preocupado com ter falta de mão-de-obra.
Em primeiro lugar, tem havido um programa substancial de produção offshore nos últimos 30 anos. Não só de trabalho manual mas também de análise de dados.
Pelo mundo fora há muita mão-de-obra barata.
Há pouco tempo, a IBM anunciou incentivos para tentar levar o seu pessoal, norte-americano, a mudar-se para a Índia, onde poderiam viver com salários mais reduzidos.
Mas as elites partem do princípio de que poderão manter uma mão-de-obra suficientemente vasta como uma parte menor da população, aquilo que Marx chamava de exército industrial de reserva.
Pois é, depois ainda dizem que o filósofo está desactualizado.
Querem é que se esqueça a importância ACTUAL DA SUA TEORIA!
Mas, importa relacionar tudo isto, com a opinião que tais elites pensam sobre a educação pública.
Os desenvolvimentos que têm ocorrido fazem TODOS parte de um grande esforço para MINAR a educação pública por completo, basicamente para a privatizar, o que seria uma grande benesse para o poder privado.
O poder privado NÃO GOSTA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, por vários motivos.
Um é o princípio no qual se baseia a educação pública, que é ameaçador para o poder.
A EDUCAÇÃO PÚBLICA BASEIA-SE NUM PRINCÍPIO DA SOLIDARIEDADE.
Um verdadeiro cidadão deve SENTIR QUE DEVE PAGAR para que TODAS as crianças possam ir à escola.
A APRENDIZAGEM FORMAL É UM INVESTIMENTO DE UM POVO.
Tudo isto, é contrário à doutrina de que devemos simplesmente cuidar de nós mesmos e deixar que todos os outros se DANEM, um princípio básico das regras empresariais.
A educação pública é uma ameaça a esse sistema de crenças porque pressupõe um sentido de solidariedade, de comunidade, de apoio mútuo.
O mesmo se aplica à Segurança Social, ao Serviço Nacional de Saúde e outros serviços que DEVEM caber no que se designa por SOLIDARIEDADE.
Existe um esforço ardente para DESTRUIR a Segurança Social, ainda que não existam justificações económicas para o fazer, pelo menos que sejam justificativas.
MAS A GULA DAS SEGURADORAS É INCOMENSURÁVEL. E, a essa gula não resistem partidos de direita e os pseudo socialistas.
Mas a Educação Pública e a Segurança Social são resíduos de uma concepção perigosa de que estamos todos no mesmo barco e que temos de colaborar para criar melhores condições de vida e um futuro melhor.
Quando se está a tentar maximizar os lucros ou o consumo, a colaboração passa a ideia errada. Tem de ser escorraçada das mentes das pessoas.
A SOLIDARIEDADE dificulta o controlo das pessoas e impede-as de serem objectos passivos do poder privado.
Por isso, é preciso ter um sistema de propaganda que anule quaisquer desvios ao princípio da subjugação aos sistemas de poder.
IMPORTA ter consciência que há grandes esforços para substituir as escolas públicas por sistemas semiprivados (vide o caso da PARQUE ESCOLAR, da «festa» da «dona Lurdinhas», ministra de Sócrates e do Partido Socialista, e continuada por [C]rato, Coelho & Portinhas!), que continuariam (continuam!) a ser sustentados pelo público mas seriam geridos de forma mais ou menos privada, como é o caso das escolas subvencionadas.
Não há quaisquer provas que sejam melhores.
Tanto quanto se sabe, SÃO ATÉ PIORES EM TODOS OS ASPECTOS!
Mas, esta privatização das escolas MINA a solidariedade e o apoio mútuo – ideias perigosas que prejudicam o poder concentrado.


Bibliografia:

- CHOMSKY, Noam, MUDAR O MUNDO. Lisboa, Bertrand Editora, 2014.

quarta-feira, setembro 17, 2014

Esquemas de SIGNIFICAÇÃO


Mezirow explica isso tudo!
Só estudar!
Falta a transformação dos esquemas de significado...mas isso...muito complicado para acéfalos e cochinos!

quinta-feira, agosto 21, 2014

Um filme para ser visto

«Cordas» o melhor filme de animação.
Cordas, ganhou o Prémio Goya 2014, na categoria de Melhor Curta Metragem de Animação espanhol.
É a história de uma menina doce que vive num orfanato, e que criou uma ligação muito especial com um novo colega de classe que sofre de paralisia cerebral. 
São dez minutos de pura emoção! 
Que seja o filme mais visto pelos nossos filhos e também por educadores.
Alguns bem precisam.
Esquecem-se que a escola é INCLUSIVA!
Obrigado a todas as Marias deste mundo!


domingo, agosto 17, 2014

O tamanho do universo


E se parasses para ver este excepcional vídeo?
São só um pouco mais de 4 minutos.
O que é isso no tamanho de um universo?

A natureza é assim


Comentários?
São necessários?

A historia sionista


Com este filme é possível desmistificar a HIPOCRISIA de certas potências no genocídio de um povo.
Desde a Inglaterra, ONU ( e os países que se submetem a interesses comerciais) até à entrada em cena dos Estados Unidos da América do Norte TODOS, MAS TODOS contribuíram para  o roubo do território palestino.
TUDO provado sobre a HIPOCRISIA deste tipo de gente assassina e sem escrúpulos que protege e apoia o agressor e invasor que EXIGE o desaparecimento de um povo.
PERCEBES COCHINO?
NÃO PERCEBES NADA!
ISTO NÃO É PARA ACÉFALOS!

segunda-feira, agosto 11, 2014

A hipocrisia


A hipocrisia que comanda este mundo é assustadora, assassina e prejudica gravemente o bem-estar e, o desenvolvimento das nações.
Vem tudo a propósito do vírus do Ébola.
Esta epidemia começou no século passado, mais concretamente em 1976. A febre hemorrágica surgiu em Nzara, no Sudão e em Yambuku, no Zaire (actual República Democrática do Congo), localidade próxima do rio Ébola. 
Enquanto foi um problema dos países pobres e miseráveis da África, a dita civilização ocidental manteve-se quieta e muda. Não tossia nem mugia. Apenas se importava com o saque às riquezas naturais dessas nações. 
Vacina e tratamento não interessava procurar pois, como iriam os povos daquele continente pagar tais investigações? 
A taxa de mortalidade atingiu os 90%.
Mas alguém se preocupou com a doença?
Os surtos ocorriam em aldeias da África central e ocidental, próximas de florestas tropicais e, dizia-se que o vírus era inicialmente transmitido através do contacto com animais selvagens e depois propagado entre os humanos. 
Mas, ao certo NADA se sabia do vírus. 
Dizia-se que a contaminação dos animais para os humanos ocorria pelo contacto com sangue, secreções, órgãos e outros fluídos corporais dos animais infectados. 
Ou seja a higiene, a educação para a saúde não existia, nem era importante que esses povos a tivessem.
A hipocrisia de todo este caso do vírus do Ébola levanta várias questões que importa ter presente quando se fala de epidemia.
A epidemia existe porque os países onde o vírus se desenvolveu são pobres, os seus habitantes vivem abaixo do limiar da pobreza, as classes dirigentes são corruptas e quaisquer tentativas para combater a epidemia esbarra em práticas ancestrais de curandeiros com recurso a produtos naturais sem o rigor do conhecimento científico. 
Hoje sabe-se que o começo do ataque à epidemia começa com o isolamento do doente. 
Onde é possível fazer tal profilaxia em países africanos? 
Onde e como? 
Se as ajudas humanitárias e principalmente os apoios financeiros que possam ser conseguidos 98%, segundo as ONG’s, não chegam às populações. Ficam pelos governos corruptos e pelas organizações locais que nada têm a ver com auxílio humanitário.
Falar-se que em 2015 haverá no mercado uma vacina para combater o Ébola é um avanço civilizacional mas, infelizmente, vem tarde para milhares de cidadãos do mundo.
Demorou 38 anos a ser comercializada. 
Mas, não basta a sua comercialização, importa saber se algum dia ela será aplicada nas populações que realmente a necessitam.
Ou será mais uma forma da dita civilização, se auto proteger das pragas vindas de regiões que continuarão a viver na mais profunda miséria?
Ainda não perceberam que só com a melhoria das condições de vida das populações, epidemias destas acabarão por desaparecer.

NÃO PERCEBEM QUE METADE DO QUE É GASTO EM ARMAMENTO, O DESPERDÍCIO DA CLASSE DOMINANTE, UMA TAXA DE 2% APLICADA ÀS MAIORES RIQUEZAS MUNDIAIS DARIA PARA REDUZIR DE FORMA SUBSTANCIAL A POBREZA DOS POVOS!
MUNDO CÃO!

A maravilha da Natureza

Daniel Csobot é um incrível cineasta e fotógrafo que conseguiu capturar estas imagens mostrando a completa germinação de sementes.
É um verdadeiro show da natureza!
O trabalho de Daniel Csobot foi, basicamente, tirar milhares de fotos, dia após dia, e juntá-las, formando o impressionante vídeo.

IMPERDÍVEL!!

quinta-feira, agosto 07, 2014

Estudassem

Watch live streaming video from eurospaceagency at livestream.com

Ontem, dia 06 de Agosto de 2014, a Humanidade ficou a saber que uma nave espacial, ao fim de 10 anos de viagem, está a 100 quilómetros da superfície do objecto celeste 67P/Churyumov–Gerasimenko, um cometa, e os dois viajam a 55 000 quilómetros por hora em direcção ao Sol.

Algo de histórico vai acontecer quando a nave pousar na superfície do cometa.

Novos conhecimentos vão surgir, nomeadamente sobre a formação do espaço.

Que aventura mais interessante!

Um passo enorme para a compreensão de tantas e tantas dúvidas que ainda existem.

Neste momento de grande jubilo para toda a Humanidade será bom agradecer a todos aqueles que nos ajudaram a compreender tanta coisa relativa ao espaço. Desde Copérnico, Galileu, Newton, Kepler, Einstein, Steven Hawking e tantos outros.   

Mas, o interesse científico da missão já seria suficiente para escrever sobre o assunto.

Só que há outra razão, essa diz respeito à ignorância. Ouvi uma jornalista dizer que a nave vai «aterrar» no cometa.

Ora o cometa não é a Terra, logo não «aterra» em lado nenhum.

Assim como, quando se fala de alunar, significa pousar na Lua.

A ignorância não só caracteriza quem a produz, como embrutece quem a ouve.

Há erros que podem ser ortográficos ou de concordância!


Os erros de conhecimento MATAM!