quarta-feira, maio 17, 2017

Na quinta é tudo a fingir....


(Foto do jornal O Interior)

Um Provedor do Estudante é um órgão independente que tem como função a defesa e a promoção dos direitos e interesses legítimos dos estudantes no âmbito de uma qualquer instituição de ensino, exercendo as suas funções com total autonomia relativamente aos restantes órgãos de gestão.
Dizem.....
Ou seja, nesta nossa democracia (aristocracia) surge mais uma representação! A tal democracia representativa tão do agrado da aristocracia mandante....
Mesmo sendo uma representação deveria merecer de quem é representado, a melhor das atenções. Explicando aos interessados a importância de tal representação...
Mas os alunos pouco ou nada se revêm em tal ou tais representações....
Por isso, os alunos do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) escolheram a professora Paula Pissarra para Provedora do Estudante.
Será que escolheram?
Ou apenas lhes foi proposta para representação .... teatral?
A eleição foi, como seria de esperar, de pouca ou nenhuma participação....
Dos 2591 estudantes inscritos votaram apenas 442, o que representa 17 por cento dos votantes.
Ou seja a representante obteve 17% dos votos dos alunos.
A isto pode-se chamar eleição?
Ou será antes a imposição por via aristocrática de uma representação?
Dizem-nos, por escárnio e mal dizer, que a eleição do Provedor do Estudante é feita por sufrágio universal, livre, directo, presencial e secreto.
Bem comprovado!
Dizem-nos que há um regulamento para a eleição da dita figura.....
E que, segundo o regulamento, entre as datas de afixação definitiva das candidaturas e o dia anterior à realização do acto eleitoral, os candidatos podem realizar sessões de esclarecimento, devendo para o efeito propor a marcação das respectivas datas e a reserva do local junto do Presidente do IPG.
O «chefe» exige o beija-mão....
A esfera de actuação do Provedor abrange todos os órgãos de governo, serviços e agentes da estrutura central do Instituto Politécnico da Guarda, dos Serviços de Acção Social, das escolas e demais unidades orgânicas e funcionais. Os estudantes podem, individual ou colectivamente, apresentar ao Provedor queixas relacionadas com a acção ou omissão dos órgãos, serviços e agentes do Instituto e das suas Unidades Orgânicas, bem como formular sugestões, nomeadamente sobre questões pedagógicas ou relativas à acção social escolar, conforme está previsto no Regulamento do Provedor do Estudante do IPG.
Pois então não é.....
Onde ficaram todas as queixas apresentadas desde o aumento exorbitante de propinas, falta de qualidade das residências, dos refeitórios, da paupérrima qualidade pedagógica, dos apoios a alunos carenciados, das praxes e outros rituais ditos festivos?
Ou será mais uma representação para «entrar» nas comissões de festas?
Lembrar que o candidato do BE à Câmara da Guarda já foi Provedor do Estudante.... só que na altura refugiou-se e escondeu-se para não defender os alunos que dizia representar.... tudo em conluiu com o presidente da Associação de Estudantes, agora seu patrocinador como coordenador do BE...
Coisas de tempos de glória, fama e dinheiro, muito dinheiro....
Gostariamos de saber onde estava o carácter independente, imparcial e confidencial do dito Provedor do Estudante, que devia actuar de uma forma informal procurando, desta forma, minimizar rupturas entre as partes envolvidas... se o dito Provedor tinha acabado o seu mandato de Presidente do IPG....
Coisas da quinta... rica quinta para alguns!