quarta-feira, dezembro 07, 2016

O que um regedor consegue fazer....


 
Fiquei estupefacto com uma notícia que em tudo revela a forma de ser e estar de um regedor que acredita que é o dono de tudo…
Refira-se que as notícias não são apenas apanágio e exclusivas dos meios de comunicação, há como se sabe muitas outras fontes!
Por vezes, as fontes servem de mote para investigações ou dissertações….
A «coisa» conta-se em poucas palavras.
Numa reunião do executivo camarário da Guarda, antes do dia da cidade, o regedor apresentou uma lista de instituições e personalidades que viriam a ser medalhados numa sessão pública.
A lista foi aprovada!
Não sei se por aclamação, também para o caso pouco importa.
Logo de seguida, o SNI da câmara da Guarda fez saber, através de decreto régio, os nomeados…
Não havia dúvidas dos nomes dos medalhados… preto no branco lá estavam em papel timbrado e com selo régio!
No dia da imposição das medalhas lá estavam perfilados os galardoados, bem aprumados, com fatos de alfaiate da capital, gravatas da praxe e com cheiro a sabão macaco tão em voga por estas alturas…
Mas, o estranho aconteceu…
Um dos cidadãos a quem a regedoria fez menção de atribuir a medalhinha, RECUSOU-A!
Isso mesmo, RECUSOU-A!
Vai daí, o regedor fez substituir o cidadão que ousou dizer NÃO À IMPOSIÇÃO e … espanto dos espantos, com a maior desfaçatez, o regedor ali mesmo substitui o cidadão por outro figurante, assim como quem substitui um guarda-chuva por um chapéu com penacho e tudo!
Muda apenas e tão só a … chuva pelo Sol!
Não sei, nem me interessa saber, se o regedor tem autoridade para fazer e desmanchar listas de medalhados, como quem desmancha um porco!
Não sei!
Mas se houve a atenção de levar a lista à anuência do executivo por alguma coisa foi, ou apenas para impressionar?
Talvez com receio que a mudança fosse notada pelos presentes, com tamanho acto de frontalidade do cidadão ao mandar às urtigas tal parolo acto das medalhinhas, o regedor fez logo ali o anúncio dos passadiços e da recuperação, limpeza e despoluição do «rio» Noéme…
Alguém sabe explicar ao regedor que o Noéme já não é rio?
FINDOU!
APAGOU-SE COMO RIO!
ESTÁ MORTO!
Estas manifestações de beijar o anel real, de bajulação e submissão aos poderes dão-me vómitos, abomino-as e pior, quando acompanhadas de imposições medalhísticas!
HAJA RESPEITO PELA INTELIGÊNCIA DAS PESSOAS!
E bem pior quando não há a frontalidade de se anunciar que um cidadão RECUSOU entrar na palhaçada, por um lado, e por outro dar a conhecer que tinha sido substituído por outro cidadão como num qualquer jogo de futebol, sendo que o chefe é que decidiu fazer a troca sem passar cavaco a quem quer que fosse…
Assim vai a democracia por terras de «beira serra»!