terça-feira, setembro 13, 2016

Quando se acaba com a mama?

 
A Fundação O Século – Uma Fábrica de Amor –  parece ser, na opinião de alguns funcionários, um local de cunhas e tachos.
A instituição parece estar referenciada com “uma gestão completamente danosa” e que daí resultou, entre outras coisas, ordenados em atraso.
Largamente financiada por dinheiros públicos – quer da Segurança Social, ou de outros apoios semelhantes – a instituição encontra-se em atraso com pagamentos de subsídios, que deveriam ter sido pagos há vários meses.
De acordo com um documento já divulgado publicamente, acusam o presidente da instituição, Emanuel Martins, de ter colocado vários familiares em posições-chave.
Contactada a fundação, fonte oficial informou que a fundação “esteve para fechar em 2012” mas “foi eleita nova administração com o propósito de evitar o encerramento de uma instituição que perfaz 90 anos no próximo ano de 2017”.
Não atribuiu, contudo, a má gestão como causa, mas sim o facto da fundação estar “espoliada do seu financiador natural, a Feira Popular de Lisboa, e da receita de 2.600.000€/ano que a Câmara Municipal de Lisboa se responsabilizou a pagar, e que incumpriu desde 2010.”
Em relação aos pagamentos,  a mesma fonte confirmou que “face à debilidade da tesouraria a Fundação informou antecipadamente a todos os trabalhadores a sua impossibilidade de proceder ao pagamento do subsidio de férias na data de 15 de Junho, procurando fazê-lo o mais cedo que lhe fosse possível”.
O subsídio de férias foi pago no início de Setembro e o ordenado de Agosto foi também ele pago com uma semana de atraso. Os funcionários vivem um clima de incerteza a cada mês que passa. 

A família do presidente
De acordo com informações obtidas, existem vários familiares do presidente da fundação, Emanuel Martins, a saber:

a) Secretária do Presidente: Cláudia Martins, filha,
b) Diretor Geral: Carlos Mártires, enteado,
c) Responsável de Armazém: Mário Martins, filho
d) Responsável do Takeaway: Carla Teixeira, nora.
e) Nutricionista: Vanessa Fernandes, nora
f) Responsável de Manutenção: Nuno Mártires, enteado
g) Seguros do Século / Equipe de limpezas: Fernanda Martins,, esposa

Esta é mais uma de entre muitas que, por ser uma entidade com uma grande percentagem de financiamentos públicos, as respostas deveriam ser dadas obrigatoriamente em tempo útil.
Só que não o fazem!
Escondem-se!