quarta-feira, setembro 28, 2016

A que custo?


Sou dos que defendem que as homenagens DEVIDAS devem ter lugar em vida dos visados.
É manifesto que reconheço algum valor a António Arnaut na criação do serviço... Nacional de Saúde. Indiscutível.
Logo quaisquer homenagens que venha ser alvo são, na minha óptica, merecidas.
Já discordo do exagero de algumas delas pela forma como são executadas.
Como referiu o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, as “dificuldades que o país atravessa” determinam a necessidade de “rigor orçamental”.
Ora nem mais... basta ir a um hospital e perceber como as palavras do senhor ministro são aplicadas, em exagero, nas unidades de saúde!
Os portugueses têm de pagar os roubos que outros cometeram e, os serviços, nomeadamente a Educação, a Saúde e a Justiça sofrem, e de que maneira, com os constrangimentos impostos.
Então, DISCORDO EM ABSOLUTO que a autarquia de Coimbra ESBANGE no monumento instalado no Parque Dr. Manuel Braga e composto por um busto, uma coluna jónica e pavimento em xadrez a lembrar a simbologia maçónica, e custou pouco mais de 8600 euros, IVA incluído. O trabalho foi encomendado a Pedro Figueiredo. Já os documentos disponíveis na plataforma de contratos públicos do Estado indicam que o CHUC (Hospitais da Universidade de Coimbra) gastou 44 mil euros divididos por dois contratos. Uma parte, 12 mil euros, que não se percebe se inclui ou não IVA, foi para pagar ao artista plástico, Artur Varela. Já a empreitada inerente ao monumento ascendeu a 26.111 euros, valor ao qual acrescem 6005 euros de imposto, e inclui alterações ao pavimento, instalações em betão armado e as letras que constam do conjunto escultórico, mas exclui as componentes de iluminação e paisagismo. Quer num caso quer noutro tratou-se de ajustes directos, Como convém....uma vez que os montantes em causa não exigiam concurso público, divididos em fracções como o foram...
PRÁCTICAS COMUNS NOS REGEDORES E AFINS!
Pode-se homenagear singelamente, com a maior das dignidades e respeito sem gastar tanto dinheiro...
Exemplo veio de Penela, a terra natal de Arnaut.
HAJA RESPEITO POR TODOS!
PEDIR MUITO?