segunda-feira, maio 23, 2016

Continuem a mandar postais....

Não é meu hábito escrever sobre futebol!
Gosto de ver um bom jogo de futebol e criticar entre amigos uma ou outra jogada!
Na minha juventude fui praticante de futebol na Associação Académica de Coimbra (AAC).
MUITO ME ORGULHO!
No tempo em que a AAC desempenhava uma função social de ELEVADO valor, formando a nível superior muita juventude!
Tinha a consciência que o poder instalado se servia da AAC assim como, também tive consciência que a mesma associação, no momento certo, esteve do lado da contestação ao regime.
Por isso arrumada a questão!
Há no entanto valores e princípios que muitos mestres dos iniciados, juvenis e juniores da AAC me transmitiram que ainda hoje me guiam.
Um deles foi o de ser frontal, com tudo e com todos.
Custe isso o que custar, desde logo ao próprio!
Vem tudo a propósito de duas situações que aconteceram este fim-de-semana e que revelam a forma de ser, de estar e fazer que um cidadão aprende num qualquer desporto.
Um caso tem a ver com uma entrevista a pedido, não me interessa saber de quem, mas advinha-se, a um figurante que se diz treinador de futebol que só conhece a 1.ª pessoa do singular na conjugação verbal!
Figurante que NADA GANHOU mas que uns SUBMISSOS, SUBSERVIENTES ACÉFALOS decidiram entrevistar!
Repito sem ter conquistado o quer que fosse!
Mas é assim este país de acéfalos que se julgam muito espertos! UNS VERDADEIROS COBARDES!
REPUGNATE ENTRVISTA!
UNS LAMBE CUS DE TODO O TAMANHO!
O outro caso, completamente distinto e que prova a diferença de carácter que define um SER HUMANO de um monstro!
Alguém perguntava a Gaitán, jogador de futebol, o que significava para ele ser transferido para um clube por 30 milhões de euros!
A resposta foi de uma elevação e grandeza que orgulha qualquer ser humano: « como se pode falar em tantos milhões quando há tantos milhões na miséria»!
HOJE E SEMPRE LEMBRAR-ME-EI DA RESPOSTA DESTE GÉNIO DO FUTEBOL QUE NUNCA SE PÔS EM BICOS DE PÉS PARA NADA MUITO MENOS PARA SER RECONHECIDO COMO UM HOMEM COM UM «H» GRANDE!
ENORME!
Quantos ditos génios de qualquer desporto diriam tal coisa?
Contam-se pelos dedos de uma mão!
A DIFERENÇA ENTRE O SABER SER E O FINGIR SER!
DETESTO HIPÓCRITAS!