quarta-feira, abril 06, 2016

Mas que novidade!

 
Há estudos que me espantam pela sua pertinência e, principalmente, pelo que concluem!
Conclusões asininas!
Que os alunos ricos são os que mais copiam não me espanta!
Já era assim no meu tempo!
Aliás os alunos ricos do meu tempo, parece que agora é o mesmo, NEM ESTUDAVAM!
EXPLICAÇÕES MAIS QUE MUITAS!
Os papás no fim do ano lectivo, segundo os ricos, agraciavam os professores com excelentes presentes e... a passagem garantida!
Voltemos ao que interessa!
O que os estudiosos(?) do problema deviam dizer, e não dizem, era qual tinha sido o percurso escolar desses mesmos alunos.
Mesmo não o conhecendo, na sua totalidade, sou levado a crer que os tais «copiadores» são fruto do ensino medieval e tradicional que ainda prolifera em muita escola dita privada e, já começa a criar raízes no ensino público!
Basta para tanto analisar, com algum cuidado, o tipo de perguntas que são colocadas nos exames, que apelam à memorização de conceitos e pouco ou nada avaliam capacidades e muito menos aptidões.
As editoras esfregam as mãos de dinheiro que os ditos «copiadores», os pais e os professores lhes dão a ganhar com a compra de livros de exercícios, repetitivos, sem qualquer grau de interesse mas na senda de uma aprendizagem feita à custa do «taylorismo». Aliás toda a «nova» faceta pseudo pedagógica se baseia em teorias económicas do século passado agora com a capa do «empreendedorismo»!
Copiem!
Continuem a copiar!
Lá fora, os vossos papás tratam de vos arranjar o almejado «emprego» pago a milhões nem que para isso seja preciso pisar, passar por cima, aldrabar concursos e escarrar na cara dos mais habilitados!
Paz à alma desta putativa corja!
Sois mesmo uns refinados FdP!