quinta-feira, abril 14, 2016

Amigos & C.ª

 

O amigo do peito de Costa, Diogo Lacerda Machado, é advogado, trabalha para o magnata Stanley Ho, já foi secretário de Estado, mas saltou para a ribalta mediática por estar em vários dossiês em que o Estado fala com privados.
Este “mediador” de negócios celebrou um contrato com o governo de Costa em tudo estranho!
Primeiro, movimentou-se a seu belo prazer, pelos meandros das negociatas com a reversão de 50% da TAP para o domínio público!
Mas Lacerda Machado esteve ligado à compra da VEM, empresa de manutenção que a TAP comprou a brasileira Varig, num negócio de 24 milhões que está agora a ser investigado pelo Ministério Público.
No início, a TAP ficou com apenas 15% da VEM e os restantes 85% ficaram com a Geocapital.
Em 2007, a Geocapital acabou por sair do negócio e a TAP comprou a totalidade. O negócio avançou sem o aval do Ministério das Finanças. Num despacho de 2009, o secretário de Estado das Finanças do último governo de José Sócrates, Carlos Costa Pina questionava o prémio de 20% pago à Geocapital: 25 milhões de dólares (22 milhões de euros à taxa de câmbio actual) em vez dos 21 milhões de dólares inicialmente previstos (18,4 milhões de euros).
Os caminhos de Lacerda e da TAP podem voltar a cruzar-se, se se confirmar a entrada da Hainan Airlines, empresa participada de Santley Ho. Isto depois de o administrador da Geocapital ter representado o Governo no novo acordo de privatização. 
Depois, mediou as negociações do acordo com os lesados do BES!
Nos entretantos deu «uma mãozinha» aos espanhóis da CaixaBank e aos angolanos da Santoro no caso BPI!
Por fim, e depois de «apertado» pelas muitas críticas ao «trabalhinho» do senhor, Costa, primeiro-ministro, «decide» fazer um contrato com o Lacerda!
Valor do contrato?
Umas luvas de 2 000 euros mensais!
Isto, segundo palavras do próprio «amigo» Costa mais uma despesa para o Estado já que o Lacerda trabalharia … à borla!
Interessante!
Muito INTERESSANTE!
Este Lacerda e o «amigo» Costa são uns brincalhões!
TRABALHAR PARA AQUECER? COM ESTE TEMPO?
VÃO BRINCAR PARA A PATAGÓNIA COM OS PINGUINS!
Aliás, o próprio Costa já disse que apenas por “razões pessoais”, que não revela, Lacerda Machado “não teve condições para poder exercer funções governativas”.
Mas tem tempo para «mediar»!
Mas somos burros?
O «amigo» Costa define Lacerda como:« (…) uma pessoa que tem um jeito nato para procurar sentar as pessoas à mesa, para procurar encontrar soluções, para servir de mediador, para servir de conciliador e tem sido, aliás, bastante apreciado não só pelo Estado mas também pelos diferentes intervenientes».
Após concluir o curso de Direito, Luís Campos Barradas de Lacerda Machado foi directamente para o mundo empresarial com destino na Fima/Lever/Iglo, do grupo Jerónimo Martins. Passa ali pouco tempo. Rapidamente salta para a consultoria de um fundo ligado ao turismo e, em 1988, inicia uma relação com Macau, a China e a Stanley Ho que ainda perdura. Começa também a marcar presença na administração de várias empresas participadas.
Lacerda Machado é ainda presidente da Comissão de Remunerações da Reditus, empresa liderada por Miguel Paes do Amaral, que se candidatou à privatização da TAP.
Foi ainda membro do Conselho Geral e de Supervisão da EDP durante seis anos (2006 a 2012).
E, a pior de TODAS!
Saberão os acólitos do governo do Costa que o Lacerda, o desinteressado, o samaritano, o presidente da Comissão de Remunerações da Reditus não paga a quem trabalha nos seus call centres?
SÓ HIPOCRISIA!
HAJA DECÊNCIA!
Mais com um amigo que empresta tudo… carros, casas e até não se importa de trabalhar à borla…
Onde é que eu já vi isto?
A história repete-se, agora com cobertores de «papa» para adormecer os inocentes paspalhos!