sexta-feira, janeiro 15, 2016

Os donos disto tudo e do pouco que resta


      Serão poucos os portugueses que ainda não perceberam que a banca não passa atualmente de um caso extremo de economia de compadrio. Em oposição a um capitalismo de Estado, calhou-nos na rifa um capitalismo que se tornou dono do Estado.

A banca está a anos-luz de ser o modelo que nos tem sido impingido por políticos como Cavaco Silva e outros que tais.  É hoje um sector oportunista que tem acumulado lucros à custa do país e beneficiado de uma corrupta proteção por parte da classe política instalada. Quando tem de pagar impostos, apela aos políticos para que criem um mecanismo que lhe reduza a carga fiscal. Quando quer ganhar mais juros, abusa dos seus clientes e pede ao regulador que feche os olhos. Quando mete o pé na argola em matéria fiscal, faz um requerimento no “serviço de finanças do Terreiro do Paço” e logo aparecem um parecer ou um despacho milagrosos que concedem tudo aquilo de que precisam.

Na Idade Média eram os banqueiros ricos que subsidiavam os Estados. Hoje, são os Estados que subsidiam os banqueiros. E nós subsidiamos os Estados…

 Através deste sistema de compadrio entre o poder e falsos banqueiros, os políticos arrumam-se a si próprios, bem como aos seus filhos, namoradas e amigos nos lugares decorativos da administração dos bancos e colocam os jotas nos balcões.

Outrora, os bancos recebiam depósitos e emprestavam-nos, retirando da diferença dos juros o seu lucro. O risco era suportado pelos banqueiros e não pelos depositantes ou governos. Hoje, pelo contrário, trata-se cada vez mais de emprestar quantias astronómicas a cúmplices que as usam para atividades que servem apenas para fazer desaparecer o dinheiro. Por isso as crises financeiras aprofundaram-se e alastraram a camadas cada vez mais amplas da população à medida que a pirâmide da dívida disparou e que a qualidade do crédito se afundou até à categoria tóxica do "empréstimo trapaceiro".

Esta foi a forma que os herdeiros dos velhos negreiros e das roças encontraram para se adaptarem aos novos tempos, transpondo para o país natal antigos negócios de enriquecimento fácil, assentes no sofrimento humano. Por essa razão, quando ouvirem um político a defender a estabilidade da banca ou a garantir a sua solidez, ou ele é dono disto tudo ou então alguém é garantidamente dono dele...

E por isso eu pergunto aos economistas, aos políticos, aos moralistas, se já calcularam o número de indivíduos que é forçoso condenar à miséria, ao trabalho desproporcionado, à desmoralização, à infâmia, à ignorância crapulosa, à desgraça invencível, à penúria absoluta, para produzir um rico? Sabem quem fez esta pergunta? Não fui eu, foi Almeida Garret. Nem mais. Há mesmo coisas que nunca mudam.

(Crónica no jornal “O Interior” – 14 de Janeiro de 2016)