quarta-feira, dezembro 02, 2015

No reino do burro


A escola devia ser um espaço agradável, com as condições mínimas para que a aprendizagem, essa maravilha exclusiva do ser humano, fosse possível em ambiente de partilha de saberes.
Ora, bem sabemos que os acéfalos acham que qualquer estrabaria serve para escola.
É o que está a acontecer na Guarda.
Anuncia-se com toda a pompa e circunstância uma cidade de Natal. Fazem-se inaugurações de rotundas, foguetes e manjares reais.
MAS O POVO SOFRE E VIVE NA MISÉRIA!
Dizem que o gasto com as festas e festinhas serão na ordem do MEIO MILHÃO DE EUROS!
No entanto há escolas que se degradam a cada momento, que só funcionam, se de funcionamento se pode chamar, pelo empenho de funcionários, desde professores a auxiliares.
À câmara a quem por lei está cometida tal OBRIGAÇÃO desresponsabiliza-se e vai adiando o problema.
E GRITA-SE: VIVA O NATAL!
ATÉ QUE UM DIA A ESCOLA VEM ABAIXO!
Venho falar-vos do jardim-de-infância da Póvoa do Mileu, um de entre muitos e muitos outros exemplos!
Faltam vidros nas janelas! Há, por exemplo, um vidro da janela da casa de banho que há um ano que os serviços da câmara adiam a sua substituição!
Dizem que por falta de verbas…
PARA RIR….
E O MEIO MILHÃO?
O aquecimento é feito através de uma caldeira. Sempre que é necessário pô-la a funcionar e, nesta época do ano é quase todos os dias, tem que ser rectificada a respectiva bóia caso contrário ter-se-ia já verificado a explosão da mesma…
NÃO HÁ DINHEIRO…
E O MEIO MILHÃO?
No entanto no edifício da câmara não falta aquecimento…e, no gabinete do reizinho cheira a suor de cantoneiro!
PAGO PELOS NOSSOS IMPOSTOS!
Só que uns são filhos da vida e outros filhos da puta!
Os produtos de limpeza que são fornecidos às escolas são da pior qualidade. Qualquer semelhança com água e sabão é pura realidade!
MAS DINHEIRO PARA FESTAS E FESTINHAS NÃO FALTA…
Só estranho, será de estranhar, que um qualquer deputado municipal, e falo dos verdadeiros e não dos palhaços que por lá se pavoneiam, NUNCA TENHAM LEVANTADO ESTE PROBLEMA: FUNCIONAMENTO DAS ESCOLAS!
E, já agora, os correspondentes das televisões nacionais, os jornais e rádios locais em vez de se preocuparem com os passeios e inaugurações do «reizinho» dediquem atenção a quem a MERECE!
HIPOCRISIA!
Quando vir um spot publicitário, numa estação televisiva «pimba», a anunciar a «cidade de Natal», lembre-se das crianças que não têm instalações condignas para usufruírem do DIREITO CONSTITUCIONAL à educação e que o dinheiro que lhe é devido é roubado para as festas e festinhas do senhor de cabra!