terça-feira, novembro 17, 2015

O país está melhor? Então não está!


Portugueses são dos que mais horas trabalham por ano e menos ganham!
E é preciso fazer estudos para chegar a esta conclusão?
ACÉFALOS!
Deve ter sido objecto de tese de algum «relvas»!
A conclusão já não surpreende: Portugal é dos países da zona euro com o salário médio mais baixo, ocupando o 12º lugar entre quinze países analisados. Porém, é onde mais horas por ano são dedicadas ao trabalho. Esta é uma das conclusões que se pode retirar do relatório KILM da Organização Mundial do Trabalho (OIT) que reúne 17 indicadores sobre o mercado laboral em cerca de 200 países.
De acordo com o documento o salário médio em Portugal era de 1 094,7 euros em 2012, o último ano para o qual existem dados disponíveis.
Imaginem-se os valores de 2013, 2014 e 2015… ARRASADORES! Com os salários ROUBADOS E MAIS HORAS DE TRABALHO!
Comparando com os países da zona euro referidos no relatório, verifica-se que o valor é superior apenas ao da Eslováquia (888 euros), Estónia (887) e Letónia (685).
Por outro lado, o país da zona euro com o salário médio mais elevado é o Luxemburgo, com 4 171 euros, seguido da Finlândia, com 3 206 euros e da Bélgica, com 2 955 euros. Em quarto lugar está França (2 738 euros) e só em quinto surge a Alemanha (2 538 euros). Por sua vez, Espanha encontra-se dois lugares acima de Portugal, em décimo lugar, com um salário médio mensal de 1 883 euros.
Apesar dos salários pagos em Portugal serem dos mais baixos entre os países da zona euro, o relatório da OIT mostra que os portugueses são dos que mais horas dedicam ao trabalho anualmente. De acordo com o documento, em Portugal o número anual de horas trabalhadas por pessoa foi, em 2013, de 1 852, enquanto na Alemanha, por exemplo, se fixou em 1 363 horas. Um dos países da zona euro mais próximos a Portugal no que respeita a este indicador é a Estónia, que também acompanha no valor relativo aos salários. Já no Luxemburgo, que lidera a tabela dos salários da zona euro, trabalha-se menos 203 horas por ano do que em Portugal.