quarta-feira, agosto 05, 2015

A idiotice cega

Bruno Maçães volta a agitar o Twitter
Para quem não teve oportunidade de ler, ou não domina suficientemente a língua inglesa, aqui fica a «troca» de opiniões entre um submisso Maçães e Phillippe Legrain. 
Bruno Maçães utilizou o Twitter para discutir assuntos económicos.
O secretário de Estado dos Assuntos Europeus, do governo do Coelho & Portas, envolveu-se numa troca acesa de "twits" com Phillippe Legrain, economista britânico e antigo conselheiro de Durão Barroso, que defende uma "Primavera Europeia" e explica, numa obra, por que razão a economia e a política que se faz na Europa têm de ser mudadas.
A discussão parece ter começado com a partilha, por parte de Maçães, de um artigo do Wall Street Journal, com o secretário de Estado a usá-lo como prova de que os países europeus em crise "já deixaram o pior para trás". Legrain respondeu à partilha, garantindo que a "economia de Portugal está 7,5% mais pequena que há sete anos". "É a isso que se refere quando diz que já deixaram os seus problemas para trás?", questiona.
[twitter:628258063972175873]
Maçães responde, garantindo que as previsões de Philippe estão erradas e que "Portugal está a crescer sem dívida pela primeira vez em 40 anos", o que motiva Legrain a continuar o diálogo, assegurando que "Portugal está num buraco terrível". "Chamar a uma economia mais pequena do que há sete anos um sucesso é um disparate. É pior do que na Grande Depressão dos anos 30. Crescimento fraco, dívida sufocante, elevado desemprego, emigração em massa" são alguns dos argumentos que o economista britânico utiliza.
"Está errado. A ideologia está a cegá-lo para os factos. Acredito que a maioria das pessoas prefira olhar para factos", retalia o secretário de Estado. "Acabei de lhe dar os factos. Ou vai rejeitar os dados do Produto Interno Bruto de Portugal?", responde, por sua vez, Legrain. "Como disse anteriormente, é impossível debater se as pessoas ficam exaltadas se fica provado que estão erradas", rematou Maçães, terminando a conversa (pública) com o economista, que, a dada altura, admite ter chegado a duvidar da veracidade da conta.
[twitter:628262660715450368]
Maçães continuou a twitar sobre o assunto, mas já sem incluir Legrain, voltando a garantir os bons resultados atuais da economia portuguesa.
[twitter:628288612979843072]

Esta não é, no entanto, a primeira vez que Bruno Maçães se envolve numa discussão económica via Twitter. O mês passado, o secretário de Estado português, descontente com os dados incluídos numa peça do Wall Street Journal sobre Portugal, decidiu abordar a jornalista responsável pelo artigo, na rede social. A discussão acabou por envolver, ainda, o editor do jornal em Bruxelas e outra jornalista. Bruno Maçães, enquanto secretário de Estado dos Assuntos Europeus, é um dos representantes de Portugal em Bruxelas e, na Grécia, ficou conhecido pela alcunha de "o alemão" após uma visita ao país.
PIOR QUE UM CEGO É O QUE NÃO QUER VER!