sábado, julho 18, 2015

Mentiras & Pantomineiros

Os «anunciantes» da vida fácil vieram hoje com a publicitação de um estudo realizado (?) pelo Ministério da Educação e Ciência, sobre a empregabilidade dos cursos superiores.
Questiona-se, desde logo, a OPORTUNIDADE do estudo!
Época de candidaturas ao ensino superior logo, a necessidade de APONTAR caminhos para a juventude! 
Uma espécie de consciência amorfa que, mais uma vez, quer IMPINGIR aos jovens as ideias da corja, como se cada um não tivesse o direito escolher a sua vida.
Percebe-se, claramente, a intenção da comandita chefiada pelos acéfalos do costume.
Apontarem-se certos cursos, como exemplos de empregabilidade é chover no molhado!
TODOS sabemos a razão pela qual, tais cursos têm níveis de emprego TOTAL! 
Rebobinando o filme, começaríamos nos numeros clausus de um passado recente, imposto pela confraria e, seguidos pelas médias altas, resultantes de uma nova ordem designada por exames.
Mas, os acéfalos propagandísticos do estudo começam exactamente pelo fim.
Não sabem, ou pelo menos fingem não saber, que um estudo tem que ter uma introdução, uma exploração, uma problemática, uma análise swott, uma metodologia, uma técnica de abordagem, uma definição de recolha de dados, uma análise desses dados aplicando técnicas estatísticas ou modelos matemáticos, conclusões e por fim relatórios.
Ora, a corja publicitária esquece-se de todo o resto e, vai direita, como burro atrás da cenoura, ao relatório final.
Depois, dá na imbecilidade que nos é apresentada!
Para que não se julgue que estamos a falar de uma forma holística dizer-vos, com conhecimento de causa, que o Instituto Politécnico da Guarda tem uma técnica superior (?) a fazer telefonemas para os ex alunos, que concluíram os cursos, a perguntar se estão ou não empregados!
Só isto!
Significa que um ou uma aluna pode estar empregada numa qualquer dessas lojas tipo «bazar da china» onde se vende de tudo, desde nabos até penicos, que para o estudo significa que se está empregado.
Só não se diz que não se exerce uma profissão enquadrada com o curso para que foi habilitada.
Percebem agora a ALDRABICE DO ESTUDO?

Assim, a cabra come a couve!